Automóveis Titulo
Peugeot 307 quer repetir o sucesso do 206
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
30/04/2002 | 18:14
Compartilhar notícia


O segmento dos hatchbacks ganha mais um personagem: o Peugeot 307, que chegou neste mês às revendas. Importado da França, o sucessor do 306 tem três versões de acabamento – Soleil, Passion e Rallye –, todas com motorização 1.6 16V.

Para atender ao mercado brasileiro, o propulsor TU5JP4 sofreu alterações e teve o software do sistema de injeção eletrônica reprogramado. A injeção multiponto seqüencial comanda uma ignição jumo-estática composta por um bloco de duas bobinas duplas, implantadas verticalmente sobre as velas. O motor do 307 proporciona 110 cv de potência e torque de 14,7 kgfm (ver Ficha Técnica), capazes de fazer com que o veículo acelere de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e alcance 186 km/h.

O veículo também conta com acelerador eletrônico Drive by Wire o qual, por meio de sensores eletrônicos, torna mais ágil a transferência e a resposta aos comandos realizados pelo motorista no acelerar. Feito de alumínio, o cabeçote do motor é do tipo Cross Flow, ou seja, de fluxo cruzado, com duplo comando de válvulas e tuchos hidráulicos que ajustam automaticamente as folgas de todas as válvulas. Tais tuchos contam com uma válvula anti-retorno que mantém a pressão de óleo até quando o carro está parado, o que diminui os ruídos durante a partida.

O melhor aproveitamento da potência se deve, também, ao peso do veículo – 1.268 kg –, que foi reduzido devido à utilização de algumas peças da carroceria feitas de materiais mais leves do que o aço. O capô do motor, por exemplo, é de chapa de alumínio. A agilidade do veículo também é garantida por meio da relação de marchas curtas.

Com design robusto e arestas bem definidas, o hatchback da montadora francesa vem com aparência inspirada nos monovolumes, com destaque para a área envidraçada, como o grande pára-brisa de 1,46 m² que se prolonga em direção ao teto. O interior do veículo apresenta vários porta-objetos, e o porta-malas tem 420 litros de capacidade.

No quesito segurança, o Peugeot 307 oferece itens como freios a disco nas quatro rodas com ABS do tipo Bosch 5.3 com quatro sensores, distribuidor eletrônico de torque de frenagem, assistência à frenagem de urgência – sob forte desaceleração, o veículo aciona o pisca-alerta automaticamente – e air bags inteligentes (com pressão e velocidade de enchimento adaptadas à intensidade do choque). A direção hidráulica é de série.

Por meio de Multiplexagem, sensores foram instalados em quase todos os equipamentos do carro para alimentar até 18 microprocessadores gerenciados por uma Caixa de Serviço Inteligente (CSI), por meio de uma rede que permite mais eficiência. O sistema proporciona ações como o travamento automático do porta-malas com o carro em movimento e o acionamento automático dos faróis e do painel quando a luminosidade diminui. As versões Passion e Rallye contam com computador de bordo com comando no volante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;