Automóveis Titulo Energia renovada
Energia renovada

Quarta geração do Toyota Prius é lançada no Brasil; híbrido tem preço de R$ 119.950

Vagner Aquino
Enviado a Brasília (DF)
10/06/2016 | 07:40
Compartilhar notícia
Divulgação


Carro híbrido é aquele que trabalha com dois motores, um a combustão e outro elétrico. Funciona assim: a combinação entre ambos é controlada por uma central eletrônica que gerencia o uso dependendo da condição. E o primeiro carro em produção a utilizar este sistema foi o Toyota Prius (em 1997). Agora, é a vez de apresentar sua quarta geração no Brasil. Sim! O modelo já está disponível na rede de revendas da marca, ao valor de R$ 119.950 – R$ 2.340 a mais que a versão anterior.

E por que é tão caro? Simplesmente porque a tecnologia híbrida ainda é um desafio e, sobretudo, é importada. Para se ter ideia, na Europa, cerca de 50% da frota já usa esse tipo de propulsão, enquanto no Brasil os emplacamentos não passam de 0,14%.

NAS RUAS
O test-drive de lançamento aconteceu em Brasília (Distrito Federal), onde percorremos quase 100 quilômetros. Na prática, seu comportamento é semelhante ao de sedãs médios, porém, quando atua em baixa velocidade (até 40 km/h) o modo é 100% elétrico (tem 72 cv e torque imediato de 16,6 mkgf) e garante silêncio total.

Quando abusamos um pouco mais do pedal do acelerador, o motor a combustão entra em ação – o 1.8 a gasolina tem 98 cv e 14,2 quilos de força a 3.600 giros – tanto para dar mais potência quanto para recarregar as baterias, que por sua vez não ficam mais sob o porta-malas, mas debaixo dos bancos.

A não ser a forma de condução, tudo aqui é novo, inclusive o visual (que não é dos mais elogiados) e a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), que tem 60% a mais de rigidez estrutural. Trocando em miúdos, oferece mais estabilidade e segurança.

Mas o carro mais econômico do Brasil (quem diz isso são os testes do Inmetro/Conpet, que atestaram consumo de 18,9 km/l na cidade) não vive só de sustentabilidade. Quem optar por ele, leva para a garagem de casa um automóvel totalmente equipado. Tem head up display (informações do quadro de instrumentos são replicadas no para-brisa), sistema de navegação, TV digital, ar-condicionado de duas zonas, carregador wireless para celular e quatro modos de direção, que vai do mais sustentável ao esportivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;