Política Titulo
Marinho abre comitê para três governáveis
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
14/08/2010 | 08:42
Compartilhar notícia


Ao lado da primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia, o prefeito de São Bernardo e coordenador das candidaturas petistas no Grande ABC, Luiz Marinho (PT), inaugurou ontem, na região central da cidade, o comitê regional do PT e dos partidos aliados no Estado de São Paulo. O petista, porém, estendeu o uso do espaço aos adversários Celso Russomanno (PP) e Paulo Skaf (PSB), que disputam o Palácio dos Bandeirantes contra Aloizio Mercadante (PT) e outros postulantes.

"O comitê regional é da candidatura, em especial, de Dilma Rousseff (à Presidência). Mas também é de Mercadante, Russomanno e Skaf. Precisamos ter generosidade na campanha", discursou em tom enfático Marinho.

O chefe do Executivo são-bernardense fez, inclusive, consulta aos cerca de 1.500 militantes que acompanharam o evento. Relembrando suas atuações como sindicalista, subiu na cadeira e promoveu a assembleia.

Pediu para os que concordavam em abrir o comitê para os adversários levantassem as mãos. O resultado foi unânime. "Está aprovado o encaminhamento", sentenciou.

Marinho defendeu a tese de que o crescimento das candidaturas do PT, PP e PSB é a única possibilidade de levar a eleição pelo governo estadual para o segundo turno, já que o líder na pesquisas é Geraldo Alckmin (PSDB), que apresenta 54% das intenções de voto (leia reportagem na página 6).

O petista chegou a dizer que o local, onde serão centralizados e distribuídos os materiais de campanha e colaboradores, será "o quartel general" dos candidatos.

Após o discurso, Marinho ressaltou ser natural os partidos concentrarem suas forças contra os tucanos. "Se o PT for para o segundo turno, o PP e o PSB que estão conosco no âmbito federal virão junto. Se for outro (partido), o PT estará junto. É assim que tem de ser."

MARISA - Mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia era esperada como a principal estrela da inauguração. A expectativa era de que seu discurso finalizasse a cerimônia. Mas frustrou o público e a imprensa. Entrou quase muda e saiu quase calada.

De longe, foi perguntada sobre o motivo de não ter falado no microfone. A resposta foi lacônica. "Não sou candidata. Estou aqui para apoiar os candidatos."

Na entrada e na saída, Marisa foi requisitada para beijos, abraços e fotos. Atendeu a todos com paciência. "Ela não é chegada. Ela é mais disso aí, olha", discorreu Luiz Marinho, ao apontar a primeira-dama abraçando uma criança.

Cunhada de Lula apoia tucanos mais uma vez

Teresa Otília, irmã da primeira-dama Marisa Letícia, apoia as candidaturas tucanas nas eleições deste ano. No surgimento do PT ela até aderiu à ideologia do partido, mas depois de "ver que não era bem aquilo" deixou a legenda.

Atualmente, está no grupo do ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB - 2003 a 2008), que busca cadeira na Câmara Federal, e ao lado dos candidatos tucanos ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin e à Presidência, José Serra. "É um trio de políticos que dá orgulho para o Brasil, para o Estado de São Paulo e para a nossa região", destaca.

"Hoje o PT tem uma ideologia diferente daquela bonita de antigamente", afirma a cunhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A funcionária pública ressalta que ninguém da família tenta mais convencê-la de aderir novamente ao PT. "Sabem que não adianta", diz Otília, que nas eleições passadas também esteve no ninho tucano.

Marisa Letícia saiu do evento de ontem se comentar o assunto. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi seu porta-voz. "Os dedos das mãos são diferentes. Eu tenho 14 irmãos, acho que não tem nenhum que apoia tucano, mas se for procurar quem sabe você acha. Isso faz parte das convicções das pessoas. Encaramos com naturalidade. Historicamente ela é tucana, então não tem o que discutir."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;