Diarinho Titulo Meia ambiente
Ajudando a saúde do planeta
Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
05/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação:


Em 5 de junho de 1972, ocorreu em Estocolmo, na Suécia, a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente. Desde então, a data de hoje serve para lembrar sobre a importância de se cuidar melhor da natureza e dos sistemas ecológicos de todo o planeta.

A ideia é que a chamada Semana do Meio Ambiente seja período para que os países tomem ações que ajudem a conscientizar a população e aumentar a preservação dos bens naturais para um futuro melhor para todos. O Colégio Arbos (Rua das Esmeraldas, 67. Tel.: 2853-4470), em Santo André, fez sua parte junto com os alunos e desenvolveu atividades para ensinar e dar dicas sobre como cuidar da Terra.

Mariana Silveira Telles, 6 anos, junto com o restante da turma do 1º ano, se concentrou em cuidar do descarte do lixo de maneira correta e fez uma campanha para ensinar outros amigos. “Duas coisas são muito importantes. A primeira é não poluir. Não adianta dizer que se preocupa com a natureza e jogar lixo na rua, nos parque ou nos rios. A segunda é que as pessoas produzem muito lixo. O certo é reciclar, assim não sobrecarregamos tanto a natureza”, explica a menina.

O 2º ano do colégio ficou responsável pela plantação de mudas de árvores. “Imagine se cada pessoa do mundo plantasse uma árvore pelo menos uma vez na vida. Já seriam 7 bilhões de tentativas a mais. Agora imagina se parássemos para plantar uma árvore uma vez a cada ano. Não é difícil ajudar”, aconselha Carolina Fattore Dias Musse, 7.

Giovanne Salazar Cicote, 8, do 3º ano, se juntou com a turma para ressaltar aos colegas a importância da economia da água. “Demorar no banho ou escovar os dentes de torneira aberta desperdiçam água doce. Dependemos da natureza para ter água e é um recurso que um dia vai acabar se não usarmos direito.”

A fauna também é parte importante do ecossistema de qualquer lugar. Guilherme Yuji Hiratsuca Sasaki, 9, alerta para o respeito quanto ao habitat natural dos animais. “Se você corta uma árvore ou polui um rio, vários animais ficam sem casa. Um deles pode ser predador de insetos, por exemplo, e aí pode haver uma infestação, além de várias espécies deixarem de existir”, conta o garoto.

- Alguns tipos de plástico, como o PET (usado em garrafas de refrigerantes), levam cerca de 200 anos para desaparecer. Já o vidro não é digerido por bactérias, não se deforma com calor ou sob a luz solar nem reage com qualquer substância do planeta.

- No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200) promove o Festival Se Essa Rua Fosse Nossa, na qual os participantes poderão dialogar com grupos que apresentam projetos sustentáveis. A entrada é grátis e a ação ocorre das 11h às 15h.

- Também no município, a Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) celebra hoje a data com a 4ª Caminhada Interparques. A partir das 8h30, o passeio gratuito parte do Parque Celso Daniel em direção ao Parque Central, que irá receber o público com atividades de educação ambiental.

A animação Wall-E (2008), dos estúdios Disney/Pixar, mescla a jornada romântica do robozinho que dá nome ao filme com história sobre os rumos do planeta após sua destruição. A Terra está totalmente devastada e desabitada e Wall-E é o último de seu tipo que tem o trabalho de limpar e reciclar as toneladas de lixo enquanto a humanidade vive viajando pelo espaço. Considerado um clássico, o desenho Capitão Planeta marcou época no início dos anos1990 por falar sobre a conservação do meio ambiente.

Amazônia ainda sofre com duro desmatamento

O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, a famosa Floresta Amazônica, com 5,5 milhões de quilômetros quadrados (para se ter uma ideia, o Estado de São Paulo conta com 1.523 quilômetros quadrados de extensão). Mesmo sendo tão grande e importante, ela sofre com a extração de bens naturais e desmatamento. Proteger a mata atlântica para manter saudável toda a fauna e flora que existe por ali é algo importante para nosso País e todo o planeta.

Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Brasil registrou, entre 2005 e 2009, queda de 36% na taxa de desflorestamento da porção da Amazônia em seu território. Apesar do número, na última temporada a previsão de reflorestamento era de cerca de 12 mil hectares.

Cada canto do mundo precisa pensar em como diminuir os danos que causa na natureza. Por isso, todos os anos, durante o período da Semana Mundial do Meio Ambiente, a ONU (Organização das Nações Unidas) realiza reunião com os representantes de cerca de 193 nações. Nesta temporada, o encontro internacional ocorreu no Quênia, na África. Entre os assuntos discutidos estiveram a poluição, o aquecimento global e a caça ilegal. Vários acordos e metas são colocados para cada país presente fazer sua parte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;