Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que os cães e gatos enxergam em preto e branco?
Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
05/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação:


Na verdade, essa informação é um grande mito. Cães e gatos também enxergam cores, mas de uma forma reduzida quando comparados ao ser humano.

A retina das pessoas consegue captar três tipos de pigmentos, o que nos possibilita identificar maior variedade de cores. Já a retina desses animais capta apenas dois tipos de pigmentos, o que reduz a quantidade de cores que eles conseguem identificar e faz com que vejam o mundo à sua volta em tons mais desbotados.

Tanto cães quanto gatos percebem melhor tons das cores azul e amarelo. As limitações aparecem com mais força em relação a itens vermelhos e verdes – parecido com o que acontece com quem tem daltonismo (tipo de deficiência visual). Os tons de verde, por exemplo, não existem aos olhos desses tipos de animais domésticos. Ao invés disso, eles enxergam tonalidades que vão do cinza-claro ao preto.

Apesar de os bichos enxergarem colorido, existem pequenas diferenças quanto às estruturas que compõem o globo ocular de cada um. Entre as características, o gato pode enxergar algumas cores a mais que o cão.

Mas essa pequena limitação não é problema para nenhum deles no dia a dia. Ambos contam com habilidades especiais que os compensam muito bem. Por serem capazes de identificar diversas tonalidades de cinza e possuírem grande sensibilidade para detectar movimentos ao redor, esses animais têm uma visão noturna muito melhor do que a dos seres humanos. Sem contar os sentidos de olfato e audição, que também são muito mais aguçados.

Pergunta do Gustavo de Araújo Germano, 9 anos, de São Bernardo, ouviu um amigo dizer que cães e gatos só enxergam em preto e branco e achou a informação inusitada. “Sempre acreditei que eles tinham uma visão melhor que a nossa”, comenta o garoto.

Consultoria de Tânia Parra Fernandes, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;