Economia Titulo
Vendas de carros usados têm leve alta
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


As vendas de carros usados mostraram pequena melhora em setembro, na comparação com os números de agosto, aponta pesquisa do Sindiauto/Assovesp (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Usados e Associação dos Revendedores Independentes de Veículos Automotores no Estado de São Paulo).

No levantamento, feito com lojistas em todo o Estado, as duas entidades assinalam que houve alta média de 2,8% frente ao mês anterior. No entanto, em relação ao mesmo período de 2008, os números de comercialização ainda são 26% menores.

Ainda de acordo com o estudo, no Grande ABC, as lojas multimarcas também ampliaram (na média em 7%) as vendas no mês frente a agosto, apesar do desempenho muito inferior (queda de 56%) ao de setembro do ano passado.

Depois da forte retração no segmento, em função da crise financeira global, desde o fim do ano passado e início deste ano, os revendedores observam que as condições do crédito começaram a voltar aos níveis de 2008. Podem ser encontradas taxas de até 1,3% ao mês.

Entretanto, a retomada é lenta e os resultados, considerados fracos. Nelson Gomes da Silva, proprietário da Nelsinho Multimarcas, de Santo André, cita que hoje os juros não são o principal entrave nos negócios. "Mas continua a dificuldade de aprovação (dos cadastros por parte das financeiras)", diz o empresário.

EXPECTATIVA - A expectativa dos lojistas é de números mais expressivos neste mês e em novembro, quando, tradicionalmente, a demanda se aquece no segmento.

Elias Baradelli, gerente da Qualyvel Multimarcas, também de Santo André, conta com o aumento da procura, que está demorando para chegar. "Tem de melhorar, mas ainda não começou a aquecer", assina.

É o que também observa o vendedor Jackson Cavalcante, da revenda Auto Total, de São Bernardo. "Ainda está devagar", afirma.

Para os revendedores, a volta gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros novos - que pode significar distância maior entre o preço do zero-quilômetro em relação ao do usado - não contribuiu, por enquanto, para impulsionar as vendas do comércio multimarca. "As concessionárias estão segurando os preços para desovar os estoques", avalia Cavalcante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;