Economia Titulo
Fiat diz que demissoes nao estao relacionadas à greve
Do Diário do Grande ABC
08/10/1999 | 20:04
Compartilhar notícia


A direçao da Fiat informou nesta sexta-feira que as 32 demissoes homologadas na quinta-feira sao de funcionários que nao estavam apresentando desempenho de acordo com as expectativas da empresa, pediram o desligamento ou se aposentaram. Segundo a montadora, nao há qualquer ligaçao com a participaçao desses funcionários no protesto realizado na semana passada, que resultou em confronto entre sindicalistas, seguranças da Fiat e Polícia Militar.

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Narcisio Ramos Penido, voltou a garantir nesta sexta-feira que parte dos funcionários demitidos afirmou ter sido comunicado, no momento da dispensa, que o motivo foi a participaçao no movimento.

A Fiat também afastou oito funcionários que sao diretores do sindicato e abriu inquérito para apurar a participaçao deles no protesto, organizado na quarta-feira da semana passada pela CUT e Força Sindical como parte do chamado "festival de greves", que tem como objetivo forçar as montadoras a negociar um contrato coletivo nacional de trabalho para o setor automobilístico.

A direçao das duas centrais sindicais encaminhou denúncia contra a empresa à Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) e entidades sindicais internacionais estao solicitando audiência com o presidente mundial da Fiat, na Itália, para discutir o assunto. As lideranças sindicais também pediram uma audiência com o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, para denunciar a violência da PM mineira e o fato de, durante a manifestaçao, policiais terem seguido ordens do chefe da segurança da Fiat.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;