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Novo carro da GM faz concorrência reduzir preços
Do Diário do Grande ABC
08/09/2000 | 19:35
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A reaçao à chegada do Celta, novo popular da GM, já está chegando ao bolso do consumidor. Para fazer frente ao modelo que começa a ser comercializado no próximo dia 18, Fiat e Volkswagen anunciaram reduçoes nos preços de seus populares básicos. Isso porque o Celta vai custar R$ 13.390 através da Internet e R$ 14.170 nas revendas, preço superior apenas ao do Uno Mille.

A partir desta sexta-feira, o Gol Special, o mais barato da Volks, passou a custar R$ 13.680 (antes o preço era de R$ 15.516). O Gol Geraçao III ganhou uma nova versao de entrada, equipada com motor 1.0 8V e mais despojada que a anterior, agora denominada Plus. O preço será de R$ 15.981. O objetivo da montadora é evitar com que a liderança do modelo no mercado seja ameaçada pela linha de populares da GM, reforçada com o Celta.

A participaçao do Gol no mercado sofreu uma pequena queda nos primeiros oito meses deste ano, passando a 22,5%, contra 24,4% no mesmo período do ano passado.

Mas ameaçada mesmo está se sentindo a Fiat, que perdeu a segunda posiçao no ranking de agosto para a GM e viu o Corsa encostar em seu modelo mais vendido, o Palio. No mês passado, o pequeno da Fiat vendeu 10.910 unidades no atacado, contra 10.773 do Corsa. A participaçao do Palio nas vendas gerais este ano caiu de 14,8% para 11,7%.

A Fiat espera reverter esse quadro com o lançamento este mês da nova linha do modelo, totalmente reestilizada. Mas, para garantir, está colocando no mercado uma nova versao básica do popular, batizada de Palio Young. Ela vai manter a atual carroceria, como a Volks fez com o Gol Special ao lançar o Geraçao III. O modelo, com acabamento mais simples, vai custar R$ 13.618, 12,5% menos que o atual Palio EX.

O Uno Mille, modelo lançado em agosto de 1990, também teve seu preço reduzido, de R$ 12.855, para R$ 11.896. O popular, no entanto, perdeu os atrativos extras que eram oferecidos de série pela montadora, incluindo licenciamento, seis meses de seguro e IPVA.

Apesar de o projeto do Uno estar já no fim de sua vida, as vendas do modelo continuam aquecidas, em funçao do preço e do baixo custo de manutençao. O Uno mantém a quarta posiçao no ranking dos modelos mais vendidos no país, atrás apenas do Gol, Palio e Corsa. Em agosto, foram comercializadas no atacado 10.005 unidades. Com o pacote extra citado acima, lançado no início deste ano e agora extinto, a participaçao do modelo nas vendas totais subiu de 6,96% para 8,93%.

A movimentaçao no mercado, no entanto, deve continuar. Isso porque o Celta, além de ser um modelo novo, terá preço único em todo o território nacional, incluindo o frete. Esse é um diferencial importante, já que o custo do frete de um carro pequeno nas capitais do nordeste, por exemplo, chega a R$ 1,2 mil, quase 10% do preço do carro.

Assim, o novo modelo da GM continuará, pelo menos por enquanto, com um preço competitivo, perdendo apenas neste quesito para o Uno Mille. A montadora está apostando alto no Celta, trazendo ao mercado um novo conceito de produçao, distribuiçao e comercializaçao.

O modelo é fabricado em Gravataí (RS), município da regiao metropolitana de Porto Alegre. A linha de montagem integra montadora e fornecedores, o que reduz custos e permite produzir um carro a cada dois minutos. Para garantir entregas rápidas, a GM está montando cinco centros de distribuiçao nas cinco regioes do país.

As vendas serao concentradas na Internet, onde o preço será 5,5% menor. A compra através da web poderá ser feita em qualquer concessionária da rede GM. O prazo de entrega será de quatro a sete dias, garante a montadora. A expectativa, segundo o diretor de vendas da empresa, Joseph DaMour, é de que mais de 50% das vendas este ano já sejam concentradas na Internet. Para o futuro, a idéia é que o comércio eletrônico cresça em progressao geométrica, podendo passar a incluir toda a linha da montadora.




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