Internacional Titulo
Justiça alemã emite ordem de prisão contra ex-ditador argentino
Da AFP
25/01/2010 | 08:26
Compartilhar notícia


A justiça alemã emitiu nesta segunda-feira uma ordem de prisão contra o ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla pela morte do estudante Rolf Stawowiok, em 1978.

"O gabinete do promotor solicitou a emissão dessa ordem no final de dezembro, o que foi aceito posteriormente", disse o porta-voz, Thomas Koch.

Os magistrados alemães acreditam que podem provar que Stawowiok foi vítima de um assassinato, já que as marcas encontradas indicam que foi fuzilado, explicou em dezembro esse porta-voz.

O ex-general Videla, 84 anos, está sendo investigado neste caso por "assassinato".

Videla dirigiu de 1976 a 1981 o regime militar que foi responsável pela morte ou desaparecimento de 30 mil pessoas, segundo as organizações de Direitos Humanos.

A Promotoria de Nuremberg abriu, no final de 1990, uma investigação sobre a responsabilidade da junta militar argentina pelo assassinato ou sequestro de alemães.

Videla foi condenado na Argentina à prisão perpétua em 1985, foi indultado em 1990, e voltou a ser detido em 1998, acusado de roubo sistemático de bebês na ditadura. O indulto de 1990 foi anulado pela Justiça em 2007.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;