Esportes Titulo

Ciclista americano ganha II Copa América

06/01/2002 | 22:04
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O norte-americano John Lieswyn foi vencedor da 2ª edição da Copa América de Ciclismo, realizada domingo no Autódromo de Interlagos (José Carlos Pace), em São Paulo. Ele completou os 42 km de percurso em 53min38. Ao contrário do que se viu em 2001, o pódio deste ano foi dominado pelos estrangeiros. Em segundo lugar ficou o uruguaio Gregorio Bare; em quarto, o argentino Angel Dario e, em quinto, o cubano naturalizado norte-americano Ivan Domingues. O melhor brasileiro foi Nilceu Aparecido dos Santos, campeão da Nove de Julho e atleta da equipe Memorial/ Santos, que chegou em terceiro.

O campeão Lieswyn, de 33 anos, é classificado como 3ª classe em seu país – uma espécie de terceira divisão dos ciclistas nos Estados Unidos. Em três Olimpíadas, ele tentou obter a vaga para a seleção, mas sucumbiu. “Sempre tentei representar meu país nos Jogos, mas nunca cheguei no nível dos melhores”, disse. Lieswyn teve a oportunidade de correr com seu compatriota Lance Armstrong, que se tornou um mito após o tricampeonato da Volta da França – a mais importante prova do ciclismo de estrada mundial. “Mas hoje não somos mais amigos”, disse. O campeão achou a corrida em Interlagos difícil. “Eu tenho de parabenizar os ciclistas brasileiros, que são muito fortes e leais. É comum em algumas provas pelo mundo os corredores se utilizarem de empurrões”.

Brasileiros – Para os brasileiros, a Copa América foi uma decepção. Todos esperavam um resultado melhor. O ciclista André Luiz Grizante, da Pirelli/São Caetano, campeão da prova em 2001, foi mais cedo para o hotel e não quis dar muitas explicações. Nilceu Aparecido disse que ficou surpreso com o resultado. “Achava que iríamos dominar”, lamentou o corredor, que depois ponderou: “É que este ano os estrangeiros vieram com melhores atletas. O ciclismo de estrada no Brasil está cada vez mais forte. Antes pensavam que só tinha índio aqui em cima das bikes. Agora eles nos respeitam e chegam preparados”.

A prova – A corrida em Interlagos foi disputada do início ao fim, tendo um líder diferente a cada volta, que corriam em média a 42 km/h. O primeiro a estar à frente foi Fábio Veloso, da Pedal/São José dos Campos, seguido de José Aparecido e André Orsolino, da Luso/São José dos Campos. Wagner Miranda, de Santo André, chegou a puxar o pelotão, com José Aparecido, Daniel Rogelin, da Caloi, e Luiz Carlos Ferrão, da Pirelli/São Caetano.

DGABC

As posições alteraram-se com um grupo diferente na liderança em cada momento até a penúltima volta, quando o norte-americano Lieswyn arrancou juntamente com o uruguaio Bare; Nilceu Aparecido, da Memorial, e o argentino Angel Dario. A briga ficou indefinida até a subida para reta dos boxes na última volta. Lieswyn forçou o ritmo, que era então de 44 km/h para 47 km/h e abriu vantagem para vencer, enquanto os outros confirmaram suas posições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;