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Vacina contra imprevistos nos quatro cantos do mundo
Das Agências
09/05/2001 | 19:13
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Ficar doente ou se envolver num acidente no exterior pode trazer conseqüências muito mais graves do que a simples convalescença física. O problema pode afetar diretamente o bolso do turista que, por mais que planeje uma viagem, como qualquer mortal não está imune a contratempos desse tipo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, raramente pode ser encontrada assistência médica gratuita, tanto para visitantes quanto para os próprios norte-americanos. Os serviços de médicos e hospitais têm custos diretamente proporcionais à qualidade do atendimento, ou seja, são caros e, normalmente, exigem pagamento adiantado.

Uma saída eficiente para poupar o turista de gastos vultosos com tratamentos médico-hospitalares são os cartões de assistência e os seguros-viagem. “Embora não-obrigatórios, é recomendável contratá-los, já que seus custos costumam ser pequenos se comparados aos da viagem”, orienta a agente de turismo Maggy Pittas, da Stella Barros.

Fazer ou não o seguro antes de sair pelo mundo é uma questão absolutamente pessoal, portanto é fundamental saber o que está se comprando antes do embarque. “O tipo ideal de apólice é aquela que garante o pagamento de despesas em qualquer lugar que o turista esteja, a fim de que o mesmo não tenha de utilizar o dinheiro destinado à viagem em caso de emergências”, diz Marcello Diorio, gerente geral da Marketing Assist, especializada em cartões de assistência. Há coberturas para os mais diversos casos, mas os mais eficientes devem cobrir custos com acidentes, repatriamento ou morte.

Entre os serviços disponíveis estão assistência médica no caso de doenças ou acidentes, assistência odontológica, traslados hospitalares e pagamento de despesas farmacêuticas, além de repatriação funerária, em caso de morte no exterior, e assistência jurídica.

Em geral, os pacotes que dão tranqüilidade são vendidos via agência. É aconselhável, para quem for viajar por conta própria, procurar a orientação de um agente – que pode indicar os melhores preços e as empresas que oferecem os melhores serviços.

O seguro é pago em real, de acordo com a cotação diária do dólar, e em algumas seguradoras é permitido ao segurado o pagamento no cartão de crédito, em até três vezes sem juros. O seguro e o cartão de assistência são válidos pelo período estimado da viagem, e os preços variam de acordo com a cobertura. Os mais em conta, válidos por uma semana, por exemplo, ficam em torno de US$ 60. Todas são acionadas por ligações gratuitas de qualquer lugar do mundo e, em geral, o cliente é atendido em seu idioma de origem.




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