Internacional Titulo
Manual da Al Qaeda ensina a fazer arma biológica
Do Diário OnLine
15/11/2001 | 20:01
Compartilhar notícia


A rede de TV CNN teve acesso a documentos da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos, que detalham a descoberta de um manual da Al Qaeda, a rede terrorista de Osama Bin Laden, com instruções de como construir armas biológicas e químicas.

O manual descoberto pelo serviço secreto teria sido distribuído a células terroristas no mundo todo por meio de CD-ROMs. Segundo o relato da CNN, há um capítulo intitulado 'Ciência dos Explosivos', que traz fórmulas químicas e instruções, passo a passo, para a montagem de armas biológicas letais.

O secretário de Segurança Interna dos EUA, Tom Ridge, disse que as informações sobre armas nucleares contidas no manual da Al Qaeda estão disponíveis, já há algum tempo, na Internet. "Não há nada surpreendente em relação a essas informações", afirmou Ridge, nesta quinta. Para o secretário, o conteúdo do manual só confirma as declarações de Osama Bin Laden, que revelou ao jornal paquistanês Dawn ser capaz de "responder à altura" em caso de algum ataque químico ou biológico dos EUA.

No capítulo 'A Carta Venenosa' do manual da Al Qaeda, há fórmulas para a produção de botulina e ricina. Não foram encontradas evidências de instrução para a produção e a distribuição do antraz.

Campo - Os espiões americanos também estão monitorando um campo nos arredores de Jalalabad, cidade tomada na quarta pela Aliança do Norte no Afeganistão. Ali, de acordo com informações da Inteligência, funcionava o principal centro de treinamento de bioterrorismo do grupo de Osama Bin Laden.

Esse campo teria sido desmontado pouco antes da chegada das tropas da Aliança do Norte a Jalalabad. Segundo a CIA, caminhões foram vistos entrando e saindo do complexo, presumivelmente levando os equipamentos para outros esconderijos.

A CIA acredita que a Al Qaeda tenha novos aparatos para prática de bioterrorismo. Pelo menos três laboratórios teriam sido comprados no começo do ano pela Organização Humanitária Wafa, que recentemente foi identificada pelos Estados Unidos como um dos vários grupos que financiam o terrorismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;