Turismo Titulo
Preservada, Tiradentes é boa opçao de turismo
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 18:19
Compartilhar notícia


Localizada a 483 km de Sao Paulo, Tiradentes, em Minas Gerais, é a cidade mais bem-preservada de todas as que integram o circuito do ciclo do ouro mineiro. Berço do herói da inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu com o nome de Vila de Sao Joao Del Rey. Seus dias de glória ocorreram no início do século XVIII, no auge do ciclo do ouro, metal que recobre o teto das oito igrejas que formam o núcleo da cidade.

Tiradentes foi palco das primeiras reunioes dos inconfidentes, que, liderados por Joaquim José da Silva Xavier, se reuniam na casa do padre Carlos de Toledo e Melo, outro herói local. A casa onde Tiradentes nasceu, na fazenda Pombal, atualmente fica situada no município vizinho de Ritápolis.

A cidade recebeu seu atual nome em 1889, e seu casario foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Até a década de 60, Tiradentes permaneceu com a economia estagnada. Eram poucos os turistas que a procuravam. Esse panorama começou a mudar depois da chegada do inglês John Parsons, em 1972.

Encantado com a cidade, Parsons se mudou para Tiradentes e transformou um antigo casarao no hotel Solar da Ponte, o melhor da cidade até hoje. Dez anos depois, um apaixonado pelo lugar, o publicitário Yves Alves, conseguiu que fossem retirados os fios e postes de luz elétrica das ruas e que se embutisse essa fiaçao. O resultado é que Tiradentes parece intocada pela açao do tempo. Nao é à toa que venha servindo de cenário para gravaçoes de TV e filmes, como O Menino Maluquinho (Helvécio Ratton, 1995).

Uma antiga lenda tiradentina diz que quem bebe a água de seu chafariz, para lá volta. Construído em pedra-sabao azulada, a obra tem um ar mágico. Verdade ou nao, o fato é que a cidade seduz, de tao delicada. Projetada por Aleijadinho (1730-1814), a igreja Matriz de Santo Antônio levou 40 anos para ser construída, até ser inaugurada, em 1750. Seu altar é de ouro, e o órgao, datado de 1778, continua embalando as missas. Na fachada, destaca-se o relógio de sol em pedra-sabao, também assinado pelo mestre do barroco mineiro.

Proibidos de freqüentar a mesma igreja dos brancos, os negros escravos ergueram a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ao longo das noites, burlando a fiscalizaçao de seus algozes. Outro atrativo da cidade de Tiradentes que nao pode deixar de ser visitado.

Uma viagem pelo trem Maria Fumaça até Sao Joao Del Rey é um passeio imperdível. A linha férrea foi mandada construir por D.Pedro II, em 1881. Atualmente, seu único roteiro é o percurso até Sao Joao Del Rey, ida e volta.

Além das construçoes, Tiradentes deve ser admirada pela sua beleza natural. Situada a 887 m de altitude, ao pé da serra de Sao José, a vegetaçao é remanescente da Mata Atlântica. Desde 1990 a regiao é área de preservaçao ambiental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;