Diarinho Titulo
10 coisas que você precisa saber sobre estrias
Do Diário do Grande ABC
22/11/2009 | 07:13
Compartilhar notícia


O verão começa daqui a um mês (dia 21 de dezembro). É hora de colocar o biquíni e a sunga e curtir aquela praia e piscina maravilhosas. Mesmo sendo uma estação divertidíssima, muita gente começa a se desesperar quando lembra que vai mostrar as estrias, que ficam ali debaixo das roupas, quietinhas durante o ano todo. Mas, calma, não é para tanto.

A maioria das pessoas tem essas cicatrizes e consegue conviver bem com elas. Ficou curioso? Preparamos dez questões sobre o assunto com a ajuda da hebiatra Marisa Poit e do dermatologista Jefferson Alfredo de Barros,ambos da Faculdade de Medicina do ABC.

1. Estrias são lesões em forma de linhas, em geral horizontais, causadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina da camada intermediária da pele. Afetam os dois sexos, em qualquer cor de pele e idade. Até mesmo crianças não escapam delas.

2. Na adolescência são mais comuns, principalmente no início dessa fase, entre 11 e 14 anos, provocadas pelo chamado estirão do crescimento. É quando ocorre aumento rápido da estatura. As fibras de colágeno e elastina não conseguem acompanhar o crescimento e se rompem, formando as estrias.

3. A menina, em geral, é mais atingida na adolescência quando aumentam suas medidas por causa dos hormônios, ao adquirir características físicas de mulher. A gravidez é outro período crítico. Mas o menino também pode desenvolvê-las. Ainda são provocadas por má alimentação, falta de atividade física e aumento de peso.

4. Estrias vermelhas são as mais recentes e ainda podem ser eliminadas com o uso de cremes, óleos e tratamentos, como dermoabrasão, subcisão, peeling, carboxiterapia, entre outros, realizados por dermatologista. Já as estrias brancas são consideradas antigas e difíceis de desaparecer.

5. O surgimento depende das características genéticas de cada um. Alguns as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele; enquanto há mulheres que não são atingidas nem na gravidez.

6. As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando uma lesão que deixa minicicatrizes avermelhadas que, com o tempo, vão ficando esbranquiçadas.

7. A marca é definitiva na maioria das vezes. Porém, há tratamentos para suavizá-las, deixando-as mais discretas.

8. São mais comuns nas coxas, bumbum, região lombar e abdome. Nas meninas atingem também as mamas; nos garotos a fase do estirão podem aparecer estrias horizontais nas costas.

9. A melhor maneira de evitá-las é manter a pele bem hidratada, principalmente em quem tem histórico familiar de estrias. Também é preciso beber, pelo menos, oito copos grandes de água por dia, praticar exercícios físicos e manter o peso, eliminando doces, frituras e refrigerantes. Seu maior inimigo é engordar rapidamente.

10. Estria é diferente de celulite. Como já foi dito, estria é o rompimento das fibras da pele. Celulite se caracteriza pela irregularidade da superfície da pele, com flacidez e formação de nódulos de gordura e áreas deprimidas, com furinhos. Os dois problemas são difíceis de tratar e dependem de mudanças de hábitos alimentares e atividade física.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;