Economia Titulo Fabricante de PVC
Sindicalista elogia venda da Solvay Indupa para Unipar
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/05/2016 | 07:23
Compartilhar notícia
Divulgação


O presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart, elogiou a compra da totalidade das ações da Solvay Indupa pelo grupo Unipar Carbocloro. A transação foi confirmada na noite de segunda-feira e deverá movimentar US$ 202,2 milhões. O negócio, porém, ainda está sujeito à aprovação de autoridades antitruste.

A unidade que será adquirida pelo conglomerado brasileiro fabrica produtos de PVC (tipo de plástico) e soda cáustica e, na região, fica sediada em Santo André, próximo ao distrito de Paranapiacaba. A Solvay Indupa também possui uma planta na Argentina.

Para o sindicalista, a transferência do controle acionário é vista como notícia positiva, pois indica possibilidade de investimentos na unidade da região e, consequentemente, na contratação de mais trabalhadores. “A Solvay já havia tomado há algum tempo a decisão sobre a venda. Portanto, já não tinha nenhuma previsão de crescimento”, comenta. Hoje, a unidade possui cerca de 300 funcionários diretos, mas, segundo Suzart, a fábrica, que possui área de 175 mil metros quadrados, poderia comportar até 2.000 empregados se operasse em plena capacidade.

Em 2014, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) rejeitou a compra da Solvay Indupa pela Braskem. Na ocasião, o órgão levou em consideração o fato de que a Solvay e a Braskem eram as únicas produtoras de PVC no mercado brasileiro, e que a concentração dessa atividade por parte da Braskem iria gerar prejuízos à concorrência. Na época, o cancelamento gerou apreensão entre sindicalistas e autoridades regionais ligadas ao desenvolvimento econômico, que temiam o fechamento da unidade andreense.

Outro ponto considerado positivo por Suzart é o fato de que a compradora da Solvay Indupa é do ramo químico, já tendo, portanto, experiência e conhecimento sobre o setor. Sediada no bairro Itaim Bibi, Zona Sul da Capital, a Unipar Carbocloro possui fábrica em Cubatão, na Baixada Santista, onde produz ácido clorídrico, cloro, hipoclorito de sódio, soda cáustica, entre outras matérias-primas. “Também é positivo o fato de que a transação tenha sido feita com uma empresa brasileira”, assinala o sindicalista.

A Unipar esteve no comando do Polo Petroquímico de Capuava até 2010. A empresa era detentora de 60% das ações da Quattor, operação que foi vendida por R$ 870 milhões para a Braskem.

“O desinvestimento do Grupo Solvay na Indupa segue o recente anúncio de saída de joint-venture no mercado europeu de PVC, e está em linha com nosso objetivo de transformar a Solvay em uma empresa de especialidades químicas”, disse, em nota, Vincent De Cuyper, do comitê executivo da Solvay. A Unipar Carbocloro foi procurada pelo Diário, mas não quis se posicionar a respeito do negócio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;