Economia Titulo Setor químico
Solvay vende ações na Indupa para a Unipar Carbocloro

Indústria tem fábrica em Sto.André; Braskem muda de comando e Fernando Musa assume

Da Redação
03/05/2016 | 07:16
Compartilhar notícia


O Grupo Solvay informou, na noite de ontem, ter assinado acordo definitivo com a empresa química brasileira Unipar Carbocloro para vender o total de 70,59% de suas ações na Solvay Indupa. Em 2014, houve tentativa frustrada de vender a empresa para a petroquímica Braskem, mas o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) rejeitou a operação. A companhia possui fábrica na Vila de Paranapiacaba, em Santo André.

“O desinvestimento do Grupo Solvay na Indupa segue o recente anúncio de saída de joint venture no mercado europeu de PVC, e está em linha com nosso objetivo de transformar a Solvay em uma empresa de especialidades químicas”, disse Vincent De Cuyper, do comitê executivo da Solvay. “Com a aquisição da Solvay Indupa, a Unipar reforçará a sua posição estratégica na cadeia produtiva de soda cáustica e cloro, expandindo sua participação no segmento de PVC, bem como permitirá o desenvolvimento da Indupa”.

A transação está baseada em total de US$ 202,2 milhões, estando sujeita aos habituais ajustes desse tipo de negócio. A conclusão dessa transação está sujeita às condições usuais de fechamento, incluindo a aprovação das autoridades antitruste.

Criada em 1948 para a produção de PVC e soda cáustica, a Solvay Indupa tem 956 empregados e duas unidades industriais de produção na Argentina e em Santo André. Suas ações são cotadas na Bolsa de Valores de Buenos Aires. O Grupo Solvay havia classificado as suas ações na Indupa como “ativos à venda”.

BRASKEM - A Braskem anunciou ontem a indicação de Fernando Musa como novo presidente, em substituição a Carlos Fadigas. A mudança ocorre depois da conclusão de etapa importante na internacionalização da empresa, com a entrada em operação do Complexo Petroquímico no México, onde foram investidos cerca de US$ 5 bilhões.

Fadigas continuará com atividades no Grupo Odebrecht, especialmente em apoio ao novo ciclo de internacionalização da Braskem. Durante sua liderança ao longo dos últimos cinco anos, a Braskem iniciou suas operações industriais na Europa, conquistou a liderança do mercado norte-americano de polipropileno e concluiu o maior investimento de sua história no México.

Musa é graduado em engenharia mecânica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e tem MBA pelo Insead, na França. Ingressou na companhia em 2010 como vice-presidente da área de planejamento estratégico. Desde março de 2012 ocupava a presidência da Braskem América, responsável pelos negócios da Braskem nos Estados Unidos e na Europa.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;