Economia Titulo Ramo alimentício
Feira da Apas tem participação da região

Consumo em supermercados recua ao nível de 2010, mas empresas seguem investindo em novidades

Marina Teodoro
Especial para o Diário
03/05/2016 | 07:13
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A 32ª edição da Feira e Congresso de Gestão Internacional em Supermercados Apas 2016, organizada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), que segue até quinta-feira no Expo Center Norte, contará com a presença de representantes do Grande ABC. Com a temática Perspectivas e oportunidades, o evento poderá servir como a porta de entrada para negociações e lançamentos, mesmo em tempos de crise.

“É a maior feira do mundo no setor. A expectativa neste ano é de 80 mil participantes e R$ 6 bilhões gerados em negócios. Apesar da recessão econômica, queremos manter o desempenho dos últimos anos, por isso acredito que este será o momento apropriado para lançamentos, além de aprimoramento dos profissionais do ramo, por meio das palestras educacionais”, afirma Orlando Morando, vice-presidente da associação.

Dentre os 150 expositores, participam da região Toledo do Brasil, Grupo InbraFiltro, Kobber, Santa Edwiges, Mercedes-Benz, Yoki e Vigor.

A Toledo do Brasil, com sede em São Bernardo, irá aproveitar a feira para o lançamento de etiquetas digitais para gôndolas de supermercados. “Fechamos parceria com a empresa sueca Pricer, que desenvolveu uma tecnologia que acaba com os problemas de diferença de preços anunciados e com a confusão nas prateleiras. Além disso, também estamos apostando nas nossas soluções em automação, em balanças com impressora integrada, softwares e outros”, diz o coordenador de marketing e vendas do mercado varejista da Toledo, João Paulo Nogueira.

A companhia, que participa pela 16ª vez consecutiva, investiu R$ 300 mil para participar do evento, onde vê oportunidades de negócios a longo prazo, principalmente diante de cenário desfavorável para o setor. “Nós mais prospectamos contratos do que fechamos. Mas a feira é importante por isso. Fazemos networking e conquistamos negociações para o ano todo”, afirma Nogueira, que associa a retração de 6% a 8% nas vendas de produtos para o varejo no ano passado à crise econômica.

TURBULÊNCIA - Ontem, durante o primeiro dia do evento, a associação divulgou que o volume de consumo nos supermercados retornou ao patamar de 2010. “Supermercado é varejo, e varejo é consumo. Diante da crise que estamos enfrentando, os consumidores alteraram seus hábitos de consumo, migrando de produtos premium para similares”, analisa Morando.

De acordo com o estudo realizado pela Apas em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, em 2015 o número de idas ao supermercado por domicílio diminuiu de 85 para 81 vezes ao ano. Além disso, a quantidade de itens adquiridos nas compras também caiu, 1,5%.

Para este ano, a expectativa é de faturamento de R$ 336 bilhões, alta de 6,5% em termos nominais, comparado com o ano passado, quando as vendas atingiram R$ 315,7 bilhões. Mas, considerando a inflação do período, a variação real é de queda de 3,6%.

“Com o desemprego aumentando, alta da inflação e falta de confiança do consumidor, não há como ter estratégia direta para driblar a crise. O que podemos fazer é não colaborar para o aumento da inflação e manter os trabalhadores do setor, como fizemos no ano passado, com os 510 mil funcionários do segmento no Estado de São Paulo”, declara o vice-presidente da Apas.

FEIRA - Entre os 150 expositores, também haverá espaço dedicado a palestras gratuitas aos colaboradores. A Arena do Conhecimento, organizada pela Escola Apas, tratará de temas referentes a operações de loja, como Operação de checkout, Melhores práticas no açougue, Padaria e confeitaria e Frutas, legumes e verduras.

O evento, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, teve início ontem. Amanhã funciona das 14h às 22h e, na quinta, das 13h às 18h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;