Economia Titulo
Brasil negocia integração da Comunidade Andina ao Mercosul
Da AFP
26/07/2003 | 22:59
Compartilhar notícia


O chanceler Celso Amorim encerrou neste sábado sua visita de dois dias a Bogotá, em que os temas comércio e integração da Colômbia ao Mercosul, além das negociações envolvendo a Alca, ocuparam grande parte de sua agenda.

Amorim comprometeu-se com o governo de Alvaro Uribe a iniciar rodadas de negociação para abrir mercado aos produtos do país andino. Um dias antes, o ex-embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, Myles Frechette, havia pedido a Bogotá que comandasse as negociações envolvendo a Alca, numa tentativa de agilizá-las, depois que o Brasil decidiu discutir os pontos mais delicados na Organização Internacional de Comércio (OIC).

Amorim reiterou a vontade do Brasil de que os países que formam a Comunidade Andina de Nações (CAN: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) formem um só bloco com o Mercosul antes do fim do ano.

Segundo analistas, a assinatura de um acordo com o Mercosul representa um dilema para a Colômbia, pois a intenção daquele governo é, antes de tudo, continuar as negociações envolvendo a Alca e insistir em um tratado bilateral de livre comércio com os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;