Internacional Titulo
Rússia e Guiné assinam acordo sobre Relações de Amizade
Das Agências
01/08/2001 | 16:12
Compartilhar notícia


Os presidentes da Rússia e da Guiné, Vladimir Putin e Lansana Conté, respectivamente, assinaram a declaração sobre os Princípios das Relações de Amizade e Parceria. Eles também firmaram acordo de Cooperação Técnico-Militar, de Cooperação entre os Arquivos Federais e o acordo entre os Ministérios de Educação de ambos os países.

Na declaração assinala-se, em particular, a necessidade do cumprimento na íntegra de todas as cláusulas dos tratados e acordos referentes à limitação e redução de armamentos e ao desarmamento, além das cláusulas do Tratado de Defesa Anti-Míssil de 1972.

A Rússia e a Guiné manifestam-se contra as intromissões nos conflitos militares não estipulados em respectivas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e a favor das medidas concordadas com o fim de elevar a eficácia das mesmas.

O acordo na esfera universitária prevê a troca de estudantes, professores, licenciados, cientistas e especialistas nos programas de ensino. A Rússia vai conceder aos cidadãos guineenses 40 bolsas de estudo por ano em estabelecimentos de ensino russos e enviará à Guiné os especialistas para formar os quadros nacionais em várias disciplinas.

Além disso, o acordo entre os Arquivos refere a troca das informações e das experiências de funcionários do sector, para além de que cada Parte preste o apoio a juizes de instrução da outra Parte, proporcionando-lhes os documentos necessários dos seus arquivos, de acordo com a legislação vigente em cada país.

As informações são da Agência Ria Novosti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;