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Joanin escolhe S.Bernardo como sede e centro distribuidor
Humberto Domiciano de Paula
Especial para o Diário
15/02/2007 | 22:47
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A rede de supermercados Joanin escolheu a cidade de São Bernardo para abrigar sua nova sede e centro de distribuição. O investimento, ainda não divulgado, gerará 320 empregos. A empresa fechou quinta-feira a compra de um terreno no km 17 da Via Anchieta para dar início às obras de expansão. A atual sede fica em São Caetano.

O diretor da rede Alécio Castaldelli, afirmou que a mudança se deve às facilidades de distribuição. “Teremos uma área de 54 mil m², vamos conseguir abrigar todas as operações da rede e o nosso projeto de logística estará voltado para a distribuição de mercadorias” aponta.

Atualmente, a Joanin conta com 1,1 mil funcionários. Além do investimento em São Bernardo, a rede quer ampliar as lojas na região. A primeira dessa expansão será em Ribeirão Pires, programada para abril.

O prefeito William Dib deu força ao projeto. “Serão incentivos para o construção do prédio, nas taxas e impostos da Prefeitura, principalmente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além de incrementos no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e no programa de devolução do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).” Isso é parte do programa de incentivos seletivos da cidade, criado em agosto de 2006.

Concorrência - O Grande ABC tem assistido nos últimos anos um processo de inaugurações. De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados) regional do Grande ABC, novos supermercados a ser inaugurados na região entre 2007 e 2008 vão gerar mais de mil empregos.

A rede Carrefour tem sido destaque nas novas unidades, com duas lojas inauguradas em 2006. A empresa francesa detém a marca Dia, concorrente direta da Joanin por atender as periferias dos municípios. Para o gerente administrativo, Amâncio da Cruz dos Santos, a disputa é forte. “A concorrência é acirrada, os supermercados trabalham no limite do custo. é bem complicado”.

Segundo levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o setor teve queda de 1,65% no faturamento em 2006. Desde 1998, houve uma redução de 4% no índice. No ano passado, a Joanin teve um resultado líquido próximo do R$ 1,2 milhão. (Supervisão de Fernando Bortolin)



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