Internacional Titulo
Porter Goss, diretor da CIA, renuncia
Do Diário OnLine
Com AFP
05/05/2006 | 18:07
Compartilhar notícia


O diretor da CIA, Porter Goss, renunciou nesta sexta-feira menos de dois anos depois de ter assumido o comando de uma agência abalada pela guerra no Iraque e pelas controvérsias do combate ao terrorismo.

"O diretor Porter Goss apresentou pela manhã a demissão do cargo de diretor da Agência Central de Inteligência, e a aceitei", declarou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no Salão Oval da Casa Branca na presença de Goss.

Goss, um ex-parlamentar republicano que começou a ser contestado assim que assumiu o cargo, deixa a direção de uma agência renomada pelo segredo que envolve suas atividades e, no entanto, acusada de vazamento à imprensa de informações embaraçosas para o governo de Bush.

A revelação da existência de prisões secretas no exterior onde estariam detidos supostos terroristas levou, por exemplo, ao afastamento de uma funcionária que exercia altas funções na agência.

Bush se declarou determinado a perseguir os responsáveis por esses vazamentos que ameaçam, segundo ele, a segurança nacional.

Porter Goss, que assumiu a direção da CIA em setembro de 2004 no lugar de George Tenet, deixa a agência num momento em que Bush, em baixa nas pesquisas de opinião, está remanejando sua equipe para tentar reconquistar a confiança dos americanos e preparar as eleições parlamentares de novembro.

A reputação da CIA também foi abalada pelas informações segundo as quais o número três da agência, Kyle "Dusty" Foggo, é objeto de uma investigação por ter assistido a partidas de pôquer em hotéis de Washington.

A Casa Branca afirma ter tirado as lições do fracasso iraquiano, em que a agência havia sido acusada de emitir informações errôneas sobre o Iraque, e reorganizou os serviços de inteligência. Um diretor nacional da inteligência, John Negroponte, foi designado no lugar do diretor da CIA para comandar as 16 agências nacionais de inteligência americanas.

A passagem de Goss na direção da CIA foi um período "de transição", admitiu o próprio Bush.

"Acredito que a CIA está no caminho certo. Penso sinceramente que melhoramos de maneira espetacular a capacidade de inteligência dessa nação", declarou Goss.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;