Internacional Titulo
Começa negociaçao de cessar-fogo na Colômbia
Do Diário do Grande ABC
27/04/2000 | 16:21
Compartilhar notícia


Começou quinta-feira nesta localidade uma negociaçao de trégua entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a maior organizaçao guerrilheira do país, e o governo do presidente Andrés Pastrana.

"Com as duas propostas na mesa, vamos aproximar posiçoes e determinar o momento de decretar a trégua", disse Ral Reyes, porta-voz das Farc pouco antes do começo da reuniao.

O ex-alto-comissário para a paz Victor Ricardo, que chegou a Los Pozos para se despedir dos negociadores, depois de deixar suas funçoes quarta-feira, manifestou otimismo quanto à obtençao de um cessar-fogo "satisfatório nao só para as duas partes como para todo o país".

Por sua vez, o procurador-geral, Jaime Bernal Cuéllar, que participa ativamente do processo de paz, disse quinta-feira em Bogotá que era "transcendental" a decisao de negociar uma trégua, observando que ela atende ao clamor da naçao pela paz.

Antes de ser alcançado um acordo para silenciar as armas, considerado um ponto crucial para as negociaçoes, o governo deverá decretar uma ampliaçao da vigência da zona desmilitarizada de 42.000 quilômetros quadrados no sudoeste da Colômbia, que expira no próximo dia 7 de maio.

As negociaçoes começaram em 7 de janeiro de 1999 e até agora só está sendo negociado o primeiro dos 101 pontos da agenda sobre o modelo econômico e a criaçao de empregos neste país onde o desemprego atinge 20 em cada 100 colombianos em condiçoes de trabalhar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;