Internacional Titulo
Argentina combaterá onda de violência com nova polícia
Da AFP
08/04/2004 | 21:19
Compartilhar notícia


A Argentina combaterá os crimes violentos que aterrorizam a sociedade com uma polícia especial contra os seqüestros e o narcotráfico, após serem aprovadas no Congresso penas mais duras para os casos de assalto à mão armada.

A polícia anti-seqüestro terá como raio de ação a Grande Buenos Aires, a periferia da capital, área mais populosa do país, com 9 milhões de habitantes. Outra medida será uma nova limpeza na polícia de Buenos Aires, a maior do país, com 45 mil homens e afetada pela corrupção.

O parlamento aprovou na noite de quarta-feira uma série de medidas, entre elas o aumento de 15 para 20 anos da pena máxima por assalto à mão armada, numa sessão convocada sob a pressão da população.

Pelo menos 150 mil pessoas, a maioria de classe média, organizaram há uma semana um protesto reivindicando segurança e justiça, após o seqüestro e assassinato do jovem Axel Blumberg, 22. A Justiça preparava nesta quinta-feira o interrogatório de três supostos membros de uma quadrilha de suspeitos do crime.

Juan Carlos Blumberg, pai de Axel, homem que se tornou paladino da cruzada pela segurança, participou na quarta-feira das sessões parlamentares e anunciou estar organizando outra gigantesca mobilização popular, desta vez até o Palácio dos Tribunais.

Seis pessoas morrem diariamente vítimas de crimes violentos na região de Buenos Aires, governada pelo peronista Felipe Solá. O presidente Néstor Kirchner - que mantém um alto índice de popularidade - está preparando um plano contra a insegurança, após verificar que o humor da sociedade pode mudar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;