Política Titulo São Bernardo
Saída de secretário de Marinho vira suspense
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
16/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), registrou baixa do advogado Marcos Moreira de Carvalho na Secretaria de Assuntos Jurídicos e Cidadania. A exoneração, não explicada oficialmente pela Prefeitura, é envolta de suspense.

Marcos Moreira é ligado ao deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), atualmente coordenador de campanha de Tarcisio Secoli, candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo com a bênção de Marinho. Estava no governo desde o início da gestão petista, em janeiro de 2009.

A exoneração de Moreira foi publicada no Diário Oficial da semana passada sem detalhes. Sua substituta é Lilian Maria Teixeira Ferreira Boaro, então adjunta da Pasta. Ela é mulher do ex-treinador do São Bernardo Futebol Clube Edson Boaro. O São Bernardo tem Luiz Fernando como presidente.

Alguns petistas da cidade interpretaram a exoneração de Marcos Moreira como sinal de afastamento de Luiz Fernando do governo Marinho ou da campanha de Tarcisio, o que oficialmente é refutado pelas partes.

Há algumas semanas, houve entrevero entre Luiz Fernando e a secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, a primeira-dama Nilza de Oliveira. Ela não gostou de ver um funcionário de sua Pasta numa atividade do deputado estadual nos mesmos dia e horário de uma plenária do OP (Orçamento Participativo). No dia seguinte, exonerou o servidor. Luiz Fernando buscou Marinho para contornar a situação, mas o prefeito ficou ao lado da mulher na briga.

Curiosamente, na semana em que houve o atrito, Luiz Fernando não comandou tradicional reunião de coordenação de campanha de Tarcisio, que acontece toda quinta-feira. Pessoas próximas do deputado garantiram que ele iria deixar o comando do projeto eleitoral. Mas ele negou essa possibilidade, dizendo que está “100% engajado” na empreitada de Tarcisio Secoli. Porém, frequentadores dessas reuniões de quinta-feira afirmam que o clima está diferente.

A Prefeitura de São Bernardo, questionada pela equipe do Diário, não explicou os motivos expostos por Marcos Moreira para deixar o governo. O ex-secretário também não foi localizado para comentar o assunto.

MÁRCIA BARRAL
Ontem, a administração petista confirmou que Márcia Barral vai comandar a Fundação Criança, entidade até o mês passado administrada pelo ex-prefeito Mauricio Soares (hoje no PHS e na campanha eleitoral do deputado estadual tucano Orlando Morando).

Márcia estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania desde o começo do governo Marinho. Ela dá lugar a Jean Carlos Fernandes Valadares, adjunto do setor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;