Economia Titulo
Aumento da dívida pública argentina torna-se preocupante
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


O crescimento sem interrupçao da dívida pública argentina para solucionar o déficit orçamentário começou a preocupar os mercados, assinalaram nesta terça-feira à AFP empresários e analistas.

O montante total do endividamento atingiu os 112 bilhoes de dólares em dezembro de 1998, mas desde entao multiplicaram-se as operaçoes de lançamento de títulos.

O governo tem necessidade de financiamentos calculados em 14,2 bilhoes de dólares para 1999, mas teve que pedir permissao ao FMI para acrescentar 2 bilhoes neste total.

A maioria dos analistas ressalta que o tesouro dos bancos locais teve os maiores volumes de depósitos das últimas décadas, quase 80 bilhoes de pesos e dólares, mas seu maior devedor é o Estado e nao as empresas privadas.

Os economistas da oposiçao radical José Luis Machinea e Ricardo López Murphy alertaram que sao as taxas de juros da dívida que poderiam pôr ``em perigo' o controle das contas fiscais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;