Internacional Titulo
Lama tóxica atinge o rio Danúbio, na Hungria
Da AFP
07/10/2010 | 08:15
Compartilhar notícia


O vazamento de lama tóxica provocado por um acidente industrial na Hungria atingiu na manhã desta quinta-feira o rio Danúbio, ameaçando o ecossistema da região, com uma taxa alcalina levemente superior à normal.

A análise da água na confluência do rio Raab com o Danúbio mostra uma taxa alcalina superior à normal, entre 8,96% e 9,07%, quando a normal é de 8%, segundo uma fonte dos Serviços Hídricos da Hungria.

Já o ecossistema do rio húngaro Marcal, diretamente afetado pelo vazamento, foi totalmente devastado pela contaminação.

"Todo o ecossistema do rio Marcal foi destruído, porque o nível de alcalinidade muito elevado matou tudo", declarou o diretor regional da unidade de desastres, Tibor Dobson. "Todos os peixes morreram e a vegetação também não pode ser salva", completou.

O vazamento tóxico de lama vermelha, na segunda-feira, procedente de uma fábrica de alumínio de Ajka (160 quilômetros ao oeste de Budapeste) passou do Raab ao Danúbio pouco depois das 6h30 GMT (3h30 de Brasília), em Györ.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;