Economia Titulo
ONS estima que carga de energia cresça até 8% neste ano
10/08/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


A carga de energia no SIN (Sistema Interligado Nacional) deve crescer em torno de 7,5% a 8% em 2010, afirmou o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp. "A carga deve crescer um pouco mais do que o projetado anteriormente, entre 7,5% e 8%. Acredito que fique mais próximo dos 7,5%", disse o executivo.

A carga é a somatória do consumo de energia e das perdas de energia de transmissão. Anteriormente, a previsão do ONS era de que a carga de energia do País crescesse 7,2%, para 55,996 mil MW médios. Essa projeção, no entanto, considerava PIB (Produto Interno Bruto) de 6%, abaixo da previsão oficial do governo federal, que é um pouco superior a 7%. O executivo lembrou, contudo, que o forte crescimento também é explicado por uma base de comparação mais baixa, já que 2009 foi afetado pela crise econômica global.

Chipp voltou a defender a realização de leilão de energia térmica específico para a Região Sul. Segundo o executivo, essa medida permitiria compensar o déficit no balanço de energia projetado entre a oferta e a demanda até 2014 para a região, observada no planejamento da expansão atualmente. "A Região Sul é mais volátil em termos de hidrologia", afirmou o executivo.

O mais recente balanço entre oferta e demanda de energia, elaborado pelo ONS, mostra que hoje o País conta com sobra de energia de 1,58 mil MW médios, que sobe para 4,06 mil MW médios em 2014. Nesse mesmo período, contudo, a Região Sul sofre déficit, que está sendo suprido com a importação de energia de outras regiões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;