Internacional Titulo
Presidente afegão volta a denunciar violência contra civis
Da AFP
11/09/2008 | 08:02
Compartilhar notícia


Sete anos depois dos atentados contra o World Trade Center, o presidente afegão Hamid Karzai agradeceu à comunidade internacional a ajuda na luta contra o terrorismo, mas acrescentou que este combate está provocando muitas vítimas civis no país.

"Não é justo apenas reduzir o número de vítimas civis, é preciso acabar com este problema", afirmou Karzai.

Atualmente o governo afegão e as forças da coalizão, lideradas pelos americanos, discutem o tema das vítimas civis, causadas especialmente pelos bombardeios das forças internacionais que combatem os talibãs.

"Fizemos uma longa viagem de sete anos e, graças a Deus, o Afeganistão progrediu muito", afirmou o presidente Karzai ao destacar o papel dos Estados Unidos, que derrubou o governo talibã em Cabul, aliado da Al-Qaeda, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

"Infelizmente, desde então, o Afeganistão tem sofrido muitas punições", acrescentou.

Um bombardeio americano no dia 22 de agosto na região oeste do país provocou tensão entre afegãos e as forças de coalizão, já que Cabul e a ONU afirmaram que 90 civis morreram, enquanto as forças dos Estados Unidos divulgaram um balanço de 30 a 35 talibãs mortos e cinco a sete civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;