Internacional Titulo
Incêndios não dão trégua na Califórnia
Da AFP
15/07/2006 | 19:57
Compartilhar notícia


Milhares de bombeiros tentavam neste sábado apagar as chamas de dois fortes incêndios em uma reserva florestal do sul da Califórnia, após queimar mais de 28 mil hectares, obrigando o governador Arnold Schwarzenegger a viajar até o local.

As altas temperaturas, acima dos 40°C, e os fortes ventos dificultam o trabalho dos bombeiros que usam 30 pequenos aviões e 70 bombas de água, entre outros equipamentos.

O primeiro incêndio, iniciado no domingo passado por um relâmpago na zona de Sawtooth Complex, 200 quilômetros ao leste de Los Angeles e que rodeia o célebre parque Joshua Tree, avançava neste sábado "após ter queimado mais de 23 mil hectares, e foi contido em 40%", disse o porta-voz do Departamento de Proteção Florestal e Incêndios da Califórnia, Wayne Barringer.

O segundo, também provocado por um relâmpago na quinta-feira, atinge a zona do complexo Millar, mais ao oeste, e cerca o parque montanhoso de Big Bear, onde milhares de californianos têm casas de veraneio. "Este incêndio está contido em 5% e avançou queimando quase cinco hectares", disse Cindy Dingnman, confirmando que desde a tarde de sexta ambos os incêndios se juntaram no Bosque Nacional San Bernardino.

O governador Arnold Schwarzenegger, que decretou estado de emergência para esta região na última quinta, viajou neste sábado ao local para ver de perto a magnitude do incêndio, informou seu gabinete.

Mais de 2,8 mil bombeiros combatem o fogo que começou no domingo passado e pelo menos 900 cuidam do que teve início na quinta-feira. Até o momento, 11 pessoas - nove bombeiros e dois civis - ficaram levemente feridas por causa das chamas. Estima-se que haja mais de 100 carros incinerados e que no mínimo 150 imóveis tenham sido destruídos, sendo que um terço deles é de casas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;