Política Titulo
Garotinho quer protesto de governadores contra FHC
Do Diário do Grande ABC
14/07/1999 | 18:16
Compartilhar notícia


O governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), disse nesta quarta-feira, em entrevista à rádio CBN, esperar um protesto formal dos governadores contra o presidente Fernando Henrique Cardoso na reuniao que acontece nesta quinta-feira (15) em Aracaju. "Espero que os governadores exijam do presidente a realizaçao das medidas acertadas", afirmou o pedetista. "O que revolta um pouco os governadores é que o governo alega já ter feito tudo que podia e, na prática, nada aconteceu", disse o pedetista, referindo-se às promessas feitas por Fernando Henrique no encontro realizado na Granja do Torto, em fevereiro.

Segundo ele, o presidente assumiu vários compromissos com os Estados, mas nada cumpriu. "Confiamos na sua palavra e ele nao fez nada." Garotinho lembrou propostas aceitas pelo presidente durante o encontro da Granja do Torto, como o ressarcimento aos Estados pelas perdas financeiras com a Lei Kandir (legislaçao que desonerou as exportaçoes) e com o Fundo de Manutençao do Ensino Fundamental e Valorizaçao do Magistério (Fundef).

Garotinho também cobrou do presidente a atualizaçao dos depósitos judiciais por parte da Uniao para o pagamento aos Estados. "O presidente afirmou que aplicaria aos Estados o mesmo critério da Uniao, que liberou a utilizaçao dos depósitos judiciais em que o estado é parte". "Assim, o Estado ficaria com esses recursos, ao invés de eles ficarem parados no mercado financeiro", declarou.

O pedetista disse que os governadores discutirao a polêmica sobre o acerto de contas da Previdência. Segundo ele, até nesta quarta-feira nao foi feita a compensaçao em razao da mudança do regime estatutário para celetista. "Fez-se a lei, mas o prazo e a extensao da medida provisória nao foram dados até nesta quarta-feira." Ele disse que uma comissao, da qual fez parte, elaborou um projeto, mas a proposta nao foi encaminhada pelo governo. "Ainda nao se estabeleceu a data para o início do ressarcimento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;