Turismo Titulo
Mesa farta e muita adrenalina
Vanessa Fajardo
Enviada a Pirenópolis
09/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Bom papo e mesa farta. É assim que os moradores de Pirenópolis gostam de receber os visitantes. A cidade oferece, além das belezas naturais, um roteiro gastronômico apetitoso que vai desde cafés sertanejos em fazendas históricas, passa por refeições baseadas em alimentos de hortas orgânicas e chega a requintados pratos regados a ingredientes típicos do cerrado, como o baru (espécie de castanha) e o pequi (fruto também utilizado na culinária nordestina). Opção para todos os gostos.

Uma das comidas mais famosas de Piri está no Santuário Vagafogo, que oferece um brunch até as 16h30 com 70 itens produzidos na fazenda. São geleias, pães, sucos, queijos, doces e broas tipicamente goianos.

Quem prepara é Uirá Ayer, filho do casal hippie que fundou a Vaga Fogo - o nome deve-se ao córrego homônimo que corta a área. Na fazenda também é possível praticar esportes de aventura como arvorismo, rapel e salto do primata (a pessoa salta de um ponto a outro a mais de 10 metros e altura).

Quem não for adepto da adrenalina, pode optar por um passeio pelo cerrado através de uma trilha de ótimo acesso montada com madeira apreendida do Ibama que chega a uma cachoeira com piscina natural.

Quem passar por Piri também não pode deixar de experimentar as delícias da Fazenda Babilônia preparadas por Telma Lopes Machado, da quarta geração da família. Além das receitas à base de frango e porco que remetem aos tropeiros e escravos que passavam pela região no século 19, a Babilônia é uma aula de história. O local tem 212 anos, abrigava cerca de 200 escravos e guarda relíquias como um colchão feito de crina de cavalo, uma forma para fazer hóstias e estrados de couro de vaca.

O cardápio, baseado em itens da horta orgânica, fica por conta da francesa Murielli Dargaud, a chef Mimi, do Restaurante Table D'Hotês, que vai até as hortas colher os ingredientes. O turista que quiser pode acompanhá-la na colheita.

A Rua do Lazer concentra bares e restaurantes que oferecem porções, petiscos e risotos típicos, como o Bar da Chiquinha e o Empório do Cerrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;