Internacional Titulo
Pinochet assume responsabilidade após prisão de sua mulher e filho
Do Diário OnLine
Com Agências
10/08/2005 | 21:12
Compartilhar notícia


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet assumiu, nesta quarta-feira, a responsabilidade pela suposta fraude tributária. A declaração acontece depois que sua mulher, Lucía Hiriart, e seu filho Marco Antonio Pinochet Hiriart foram presos, sob acusação de cumplicidade no esquema. "Se quiserem prender alguém que seja eu e não pessoas inocentes", disse o general em uma nota divulgada nesta quarta-feira.

Pinochet voltou a negar as acusações feitas pela Corte, afirmando que, se houve alguma diferença tributária, os seus assessores já pagaram tudo que correspondia a ela.

O general e seus familiares são alvos de uma investigação que procura esclarecer como conseguiram uma fortuna avaliada em US$ 17 milhões. Um relatório do Senado dos Estados Unidos descobriu, no ano passado, contas no país em nome do ex-ditador e de seus parentes.  

Confira na íntegra nota do ex-ditador:

"1. Assumo toda a responsabilidade pelos fatos que o ministro Muñoz investiga e nego qualquer participação que possa corresponder a minha mulher, meus filhos e meus colaboradores mais próximos.

"2. Se quiserem prender alguém, julgando uma parte da história do Chile, que seja eu e não pessoas inocentes.

"3. Reitero que nunca fraudei o Estado, nem obtive proveito ilegítimo do exercício dos cargos que desempenhei. Entreguei as economias de toda minha vida a instituições profissionais estrangeiras, por razões de prudência, já que seria alvo de perseguição política. Se houve alguma diferença tributária, meus assessores pagaram tudo que correspondia a ela".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;