Esportes Titulo
Ronaldo rebate críticas e pede respeito à torcida
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
07/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Calejado com as glórias e fracassos na carreira, o atacante Ronaldo foi escalado ontem para discorrer sobre a eliminação do Corinthians diante do Flamengo na véspera. Ao chegar ao Parque São Jorge, o Fenômeno, a exemplo de quem passou pela Marginal do Tietê ontem não pôde deixar de ver as mensagens de protesto pintadas nos muros do clube, direcionadas à diretoria.

Um grupo de torcedores chegou a pedir a saída do técnico Mano Menezes, considerado responsável pelo fim do sonho do título continental no ano do centenário.

Ao longo da saraivada de perguntas, Ronaldo se disse cada vez mais corintiano e garantiu que não torcerá pelo Flamengo no restante da competição, a exemplo do que disse quando o Timão já não tinha mais chances no Brasileirão de 2009. "Sou corintiano e admiro o bom futebol. Não tenho preferência que não seja o Corinthians."

O atacante isentou o grupo pelo fracasso e, em determinado ponto da entrevista, com os olhos marejados, lamentou o fato de o Brasil não valorizar seus ídolos e, em resposta indireta às provocações de torcedores do Flamengo que levaram travestis ao Maracanã para provocá-lo, em alusão a episódio envolvendo o jogador no ano passado, desabafou.

"Estamos muito atrasados no nosso comportamento, até mesmo com as chacotas, que podem ser engraçadas, mas são muito ofensivas. Tenho muita admiração pelos Estados Unidos por isso. O ídolo é realmente um ídolo, quase intocável. Eles falam do (Michael) Jordan como se fosse um Deus. Não pretendo isso para mim, mas, sim, respeito pela carreira", acrescentou.

Para Ronaldo, o momento agora não é de manter as mágoas e, sim, olhar para o futuro. "O Corinthians é muito grande e temos de pensar sempre nas melhores coisas para o Corinthians. O Brasileiro é a grande chance de a gente se reafirmar. Conquistar a vaga para a Libertadores é o grande objetivo", afirmou. O Timão estreia domingo diante do Atlético-PR, no Pacaembu.

Apesar de ter contrato até 2011, o Brasileirão deve ser a última competição que Ronaldo disputará pelo Corinthians. Ontem o jogador deu a entender que pode encerrar a carreira no fim do ano.

O acordo com o clube prevê que o Fenômeno pode parar de jogar sem ter de pagar multa rescisória.

Ao ser questionado sobre estar fora de forma e uma possível falta de comprometimento durante os treinamentos, disparou. "Tenho 33 anos, oito operações no meu corpo e muitas dores", queixou-se, com a fala pausada e os olhos cheios de lágrimas.

O Fenômeno afirmou ainda que não conseguiu dormir bem após o jogo contra o Flamengo. Quando chegou em casa, ainda viu a reprise do jogo. "A cabeça estava a mil por hora", declarou.

O jogador comparou a eliminação na Copa Libertadores à queda na Copa do Mundo de 1998, contra a França. Ronaldo participou dos últimos quatro Mundiais. Agora, acompanhará a Seleção Brasileira na televisão.

O técnico Mano Menezes, se continuar no Corinthians, deve aproveitar a parada no Brasileirão durante o Mundial para levar o time a Itu, para desespero de Ronaldo. "Não é problema pessoal com o Mano, mas é só um direito meu de não gostar de concentrar num desses resorts maravilhosos", disse em tom irônico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;