Cultura & Lazer Titulo Arte
Obras que se conversam

‘A Vida Íntima das Linhas’ no Sesc Santo
André promove encontro entre desenhistas

Vanessa Ratti
13/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 Interseção é o elemento que dá nome ao encontro entre dois planos. Neste caso, os artistas Christiana Moraes e Nilson Sato se unem em prol do desenho para dar fôlego à exposição A Vida Íntima das Linhas, que acontece no Sesc de Santo André (Rua Tamarutaca, 302) até 5 de junho. A junção das técnicas dada pelo curador Claudinei da Silva foi feita para discussão das maneiras em que o corpo é visto e o ‘lugar’ que ocupa na sociedade.

Quem passa pelo início do corredor tem sensações diferentes ao ver a obra da artista Christiana Moraes (direita) – criada na parede do local momentos antes da abertura da mostra – pela forma irregular em que o corpo feminino é retratado. “Não penso na objetividade e tenho mais de uma leitura sobre esses desenhos. A questão da mulher na sociedade é a maior delas. Fiz como forma de inconformismo e denúncia”, analisa a artista.

As obras de Nilson Sato (esquerda), por sua vez, têm relação com a vida urbana, mas de forma mais sensível. Em fundo branco o artista deixa a imaginação livre para quem observa os quadros. “São pessoas comuns que encontro na rua. Tiro fotos, edito e desenho. Sempre relacionando com questões humanas”, conta o desenhista.

Com fácil interpretação, as obras de Sato agradam até o público mais jovem. É o caso de Kayky Algarv, 10 anos, que observou os desenhos de longe e se surpreendeu com os detalhes. “Me chamou atenção, nunca vi nada assim. O casal parece tão real, não parece quadro”, completa.

Kayky faz parte dos alunos que visitam exposições por meio de projeto do Sesc com instituições municipais. A professora Neusa da Costa, 49, da Emeief Paulo Freire não deixou a oportunidade passar e levou os alunos do 5º ano para a visitação. “Eles nunca viram arte contemporânea. Para a classe social deles o acesso à cultura é muito escasso e ter contato com esses artistas é maravilhoso”, diz.

Um dos motivos que fizeram o curador da exposição escolher a dupla que assina a mostra foi justamente a diferença entre eles, que tende a ser mais bem compreendida pelo público. “Com tanta diversidade é importante democratizar a arte a partir deste acesso. Ambos proporcionam isso”, conta Claudinei da Silva.

A Vida Íntima das Linhas – Exposição. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. De terça a sexta, das 10h às 21h30; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;