Política Titulo
PT dá aval a governo, mas pede crescimento econômico
Brasília
Da AE
14/12/2003 | 22:15
Compartilhar notícia


O PT aprovou um balanço positivo do governo Luiz Inácio Lula da Silva, com orientação clara para que a política econômica conservadora dê espaço em 2004 para o crescimento do País, com melhores condições à geração de emprego e distribuição de renda. O relato do ministro da Fazenda, Antônio Palocci – que defendeu a manutenção do superávit primário em 4,25% por 10 anos – aos integrantes do diretório nacional não provocou alterações no documento aprovado no fim de semana, de autoria da maioria moderada.

Tampouco o rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional), proposto pelas correntes de esquerda, foi incluído no texto. A principal mudança aprovada trata da relação do partido com o governo e prega que militantes e a bancada parlamentar petista “necessitam participar e acompanhar passo a passo as grandes decisões do governo.”

O documento é baseado na tese do campo majoritário, e acatou apenas três emendas. Foi aprovado por 46 dos 84 votos do diretório. Outras três teses, das tendências internas Movimento PT, Democracia Socialista e O Trabalho entraram na disputa. Outras quatro que haviam sido registradas foram retiradas antes da votação. A emenda que fala da relação com o governo, apresentada pelos deputados Ivan Valente (SP) e Chico Alencar, entre outros dirigentes da esquerda do partido, teve a redação alterada. Trecho que falava do risco de o partido transformar-se em “correia de transmissão” do Palácio do Planalto foi retirado.

A resolução do partido sobre o primeiro ano do governo Lula defende a política econômica, procura dissociá-la do modelo adotado no governo Fernando Henrique Cardoso, mas pede uma “inflexão maior (...) no sentido de priorizar as tarefas e as medidas voltadas para a retomada do desenvolvimento.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;