Internacional Titulo Paz
Rússia pede cessar-fogo antes de missão na Síria
13/02/2012 | 08:24
Compartilhar notícia
Da AP


A Rússia afirmou nesta segunda-feira que um cessar-fogo é necessário na Síria, antes que uma missão conjunta de mantenedores de paz das Nações Unidas e da Liga Árabe possa ir ao país. O ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov (foto), disse que Moscou estuda a nova iniciativa da Liga Árabe sobre essa missão conjunta com a ONU, porém notou que os russos têm dúvidas sobre certos pontos.

"Nós estamos estudando essa iniciativa, e espero que nossos amigos dos Estados árabes forneçam para nós um esclarecimento de certos pontos", afirmou Lavrov após conversas com o chanceler dos Emirados Árabes, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahayan. "Para enviar uma missão de manutenção de paz, você precisa da concordância do lado que a recebe", disse Lavrov.

"Em outras palavras, você precisa fechar algo que lembre um cessar-fogo. Mas o problema é que grupos armados que estão lutando contra o regime sírio não respondem a ninguém e não são controlados por ninguém", prosseguiu a autoridade russa.

No domingo, a Liga Árabe afirmou que concordou em iniciar contatos com a oposição síria e pedir à ONU que forme uma força conjunta de manutenção de paz no país. O próprio regime sírio criticou a iniciativa.

A Rússia e a China usaram seu poder de veto este mês para bloquear uma resolução no Conselho de Segurança condenando o regime do presidente Bashar Assad pela violência. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;