Economia Titulo Estabilidade
Decisão sobre emprego na GM é adiada mais uma vez
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/04/2016 | 07:02
Compartilhar notícia


Segue indefinida a situação dos funcionários da unidade da General Motors em São Caetano. Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade negociam medidas alternativas à demissão de aproximadamente 1.000 trabalhadores, decisão que foi sinalizada pela montadora há pouco mais de um mês e cujo objetivo é adequar o nível de produção diante da queda na demanda por veículos zero-quilômetro.

Na quinta-feira, vence o lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) de cerca de 1.700 operários. O sindicato reivindica a prorrogação desse afastamento. Entretanto, a empresa coloca como condição para isso a revogação de cláusula do acordo coletivo de trabalho que prevê estabilidade para os empregados acidentados ou que possuem doenças ocupacionais. O presidente da entidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, garante que a categoria não irá aceitar a retirada desse direito e ameaça decretar greve.

As partes já concordaram a respeito dos salários: não haverá reajuste neste ano, e sim um abono cujo valor ainda não foi definido. Para o ano que vem, será concedido aumento de 70% da inflação acumulada em 12 meses medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), enquanto os 30% restantes serão repostos por meio de abono. Pela proposta, a correção dos vencimentos só voltará a ser normalizada em 2018. 

Nova reunião será realizada hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;