Esportes Titulo Punição
Santistas forçam 3º amarelo e Gabriel admite 'reclamação forte' para ser punido
04/04/2016 | 08:47
Compartilhar notícia


O Santos pode se complicar por uma prática recorrente no futebol. Na partida contra o Capivariano, neste domingo, vários jogadores da equipe aproveitaram a definição do primeiro lugar no Grupo A para forçar o terceiro amarelo e garantir sua participação no jogo das quartas de final do Campeonato Paulista. Os atletas se revezaram em cobranças de falta na defesa e demoraram para bater, obrigando o juiz a aplicar o cartão. A prática, que acontece com frequência em situações parecidas, pode ser punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após declaração do atacante Gabriel.

"Eu estava quase pedindo para entrar no rodízio para bater a falta porque ele (juiz) não estava dando o cartão para mim de jeito nenhum. Mas teve uma hora que eu reclamei mais forte e ele me deu. Claro que isso não é da minha pessoa, mas é o futebol. Faz parte", disse o jovem jogador após a partida.

Além dele, Elano, Thiago Maia e Gustavo Henrique forçaram a punição para ficarem fora da partida contra o Audax, no próximo domingo, e que servirá apenas para a equipe "cumprir tabela". Assim, eles não correm o risco de serem advertidos na última rodada da primeira fase e virarem desfalques nas quartas de final.

A prática já gerou punições para outro clube paulista: o Palmeiras. Em 2013, quando o alviverde disputava a Série B, o meia Valdivia assumiu ter forçado o cartão amarelo para receber a punição em partida em que estaria servindo a seleção chilena. Ele acabou recebendo uma pena de dois jogos pela sua atitude, em vez de apenas um, pelo STJD.

DORIVAL - Após o apito final, o técnico Dorival Júnior também falou sobre a atitude dos jogadores dos Santos em forçar a suspensão para a última rodada da primeira fase do Paulistão. Para o técnico, a preocupação do time deve ser com o que é melhor para o alvinegro e ele garantiu a presença de uma equipe competitiva em campo na partida diante do Audax.

"Acabou acontecendo. Nesta fase decisiva não podemos dar bobeira em razão de cartões. Acho que aconteceu de uma maneira natural. Os cartões somados tiraram alguns jogadores e eu espero que mantenhamos a postura que a equipe apresenta com todos os jogadores em condições", disse o técnico. "Temos que nos preocupar com a nossa equipe, com o que é melhor para o Santos. Teremos uma equipe competitiva que respeitará o adversário e que representará o clube da melhor forma possível", completou Dorival.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;