D+ Titulo Spoiler
Ter ou não ter segredos
Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
03/04/2016 | 08:10
Compartilhar notícia
Divulgação


Quando você está animado acompanhando uma série ou ansioso para a estreia de um filme, é possível que alguém apareça para dizer: “fulano morre em tal episódio. ” Há também aquela pessoa um tanto quanto sem graça que pode compartilhar um ‘meme’ que revela o fim de um temporada, isso quando não soltam o nome de um assassino misterioso dentro da atração. É preciso ficar atento para qualquer possibilidade de spoiler.

Receber informações que revelam partes importantes de uma trama é algo que incomoda muita gente. Yago Correia Bonardi, 19 anos, de Mauá, é uma delas. Fã das séries Demolidor e Two and a Half Men, ele não gosta quando contam os segredos de uma história. Na verdade, considera falta de respeito quando alguém solta um spoiler. “Se eu quisesse saber o que acontece antes de assistir, eu procurava na internet e pronto, não precisava ver mais. O mais legal de acompanhar essas produções é a expectativa que você fica. Mas aí pode vir alguém e acabar com a graça.”

Mas não é todo mundo que acha que compartilhar informações seja um problema. A mauaense Daniela Barbosa da Silva, 19, é viciada em séries e acompanha várias produções ao mesmo tempo, entre atrações com heróis e comédias. “Conversar sobre isso acaba sendo uma das minhas coisas preferidas, então não me importo em saber se alguém morre ou coisas do tipo. Fico mais ansiosa ainda para ver a cena. Eu gosto de conversar dando spoiler, mas, antes de contar algo, sempre pergunto se a pessoa não se incomoda em saber”, diz.

André Morelli, jornalista especializado em cultura pop e editor do site Popground (www.popground.com.br), explica como a manipulação e vazamento de informações em produções podem ser totalmente estratégicas. “Um caso que mostra o quanto o excesso de divulgação se tornou uma questão complexa é a do seriado Constantine. Não importa o que o estúdio diga, é óbvio que o piloto da série foi vazado de propósito meses antes de sua estreia na TV, para avaliar a reação do público”, conta. “Como as pessoas não gostaram do resultado final, houve tempo para reescrever, refilmar e reeditar o episódio, que recebeu maior aceitação com as mudanças.” Apesar de tudo, o programa já foi cancelado.

ESTREIA QUASE SECRETA - Hoje em dia é muito difícil para os estúdios conseguirem segurar as informações de uma produção. O cineasta e produtor J.J. Abrams, por exemplo, surpreendeu a todos com a revelação do filme Rua Cloverfield, 10 (terror que segue a história apresentada em Cloverfield – Monstro, lançado em 2008), elaborado em segredo e que ninguém sequer imaginava estar sendo feito até a exibição sem alarde do trailer. O longa-metragem chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira, pronto para agitar o público. Com direção de Dan Trachtenberg, traz a história de Michelle (Mary Elizabeth Winstead), jovem que sofre acidente de carro e acorda no porão de Howard (John Goodman). Ele diz ter salvado a vida da garota de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, mas a protagonista não confia em tudo o que lhe foi falado.

“Acredito que parte da magia do cinema está em sentar na sala de projeção sem saber muito bem o que vai acontecer. Essa cultura vem sendo perdida em Hollywood pelos excessos de informações envolvendo a divulgação dos filmes. Nesse cenário, o lançamento de um filme misterioso desperta a curiosidade das pessoas”, avalia Morelli, que está empolgado com a estreia quase secreta de Rua Cloverfield, 10.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;