Cultura & Lazer Titulo Arte
O real para refletir sentimentos

Andreense Giovani Caramello ganha
mostra individual na Galeria Oma

Vanessa Ratti
03/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva


 Considerada a terceira das artes plásticas, a escultura apresenta diversas variações. Entre elas está a forma hiper-realista, que ‘congela’ o momento e o representa com proximidade ao real, semelhante a uma foto. Com ela, a arte tem vida, parece respirar. É neste gênero que entram as obras do jovem andreense Giovani Caramello, em exposição na Galeria Oma (R. Carlos Gomes, 69), em São Bernardo.

Quem for ao espaço até o dia 25 de maio poderá ver de perto quatro criações provenientes de período – cerca de um ano – em que o artista ficou recluso em seu próprio ateliê. “A mostra representa meu amadurecimento. É o segundo grande passo que tomei: me fechar no meu espaço para pensar o que tinha a ver comigo. Foi um processo de autoconhecimento”, conta o artista

Logo de início, a escultura Segunda Chance (a esq.) é a imagem que mais impressiona. Feita com silicone, resina e poliéster, o tamanho e os detalhes minuciosos – é possível perceber cicatriz de uma cirurgia cardíaca – trazem significado à obra. “Foi a que deu mais trabalho. Quis deixar as pessoas pensando sobre como a vida nos dá todos os dias segundas chances”, diz.

O dono da galeria, Thomaz Pacheco relaciona as outras produções, Apego, Ascenção e Meditando sobre Impermanência, com o tempo e a efemeridade. “A escultura do Giovani não é apenas um momento congelado e, sim, expandido. Todas as obras dele fazem a gente ver a vida de outro jeito”, complementa Pacheco.

TALENTO
Caramello se considera autodidata e começou a propagar seu trabalho em sua página oficial do Instagram. Deste modo foi descoberto pela galeria, que passou a representá-lo.“Não sei dizer quando isso começou, meus primeiros trabalhos eram com modelagem 3D e busquei a escultura para me aperfeiçoar. Acabei me apaixonando”, completa o artista, que expôs suas produções pela primeira vez no Museu de Santo André no fim de 2014 e já fez parcerias com artistas da região. Hoje, ele já acumula mais de 5.000 seguidores na mesma página do Instagram, entre eles, Bruno Gagliasso que é fã assumido de Caramello. Na quarta-feira, o ator veio até a região para prestigiar a mostra.

Quem olha o tímido escultor de apenas 25 anos não imagina o tamanho da comoção que suas peçam trazem. Único desta modalidade no Brasil, Caramello tem obras comparadas com as do australiano Ron Mueck, que levou 400 mil pessoas à Pinacoteca de São Paulo em sua mostra entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015.

Giovani Caramello – Exposição. Na Galeria Oma – Rua Carlos Gomes, 69. Até dia 25 de maio. De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;