Política Titulo Ganharam forma
Coligações já estão desenhadas em Mauá
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
13/02/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


Diferentemente das demais cidades do Grande ABC, onde a formação de coligações visando as eleições de 7 de outubro deverá começar a ganhar forma somente após o Carnaval, em Mauá as articulações políticas evidenciam quadro bem desenhado de alinhamentos partidários em torno das cinco pré-candidaturas ao Paço.

Com o cenário praticamente definido, restando apenas o posicionamento de partidos nanicos, que pouco interferirão no processo, a expectativa já é sobre como serão feitas as amarrações no segundo turno em se concretizando a expectativa de polarização no pleito entre o prefeito Oswaldo Dias (PT) e a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

Com o poder da máquina administrativa, o chefe do Executivo tem amarrado em seu arco de alianças PSB, PDT, PP, PR e PPL, todos com representação no primeiro escalão do governo petista. PSDC e PRB, que perderam secretários em 2011 com o ingresso de Margaret Freire (titular da Educação) e Sérgio Affonso dos Santos (Habitação) no PDT e no PPL, respectivamente, ameaçam debandar do projeto de reeleição de Oswaldo, mas cargos ocupados pelas legendas em funções de menor visibilidade devem ser o suficiente para a manutenção da parceria.

Vanessa Damo, cuja pré-candidatura a prefeita tem o apoio de DEM e PSD desde 2011, acerta os últimos detalhes de aliança com o PSDB. Nos bastidores, o alinhamento já é dado como certo. Ao tucanato, que desiste de candidatura própria por não possuir nome capaz de fazer frente aos favoritos, caberia indicar o candidato a vice da peemedebista (a preferência é por um empresário). Desta forma, a deputada garante no palanque a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Correm por fora na disputa o vereador Atila Jacomussi (PPS), que tem o apoio do PSC, de onde deverá sair sua candidata a vice, a pastora Genilda Ribeiro, e a frente articulada pelo vereador Irmão Ozelito (PTB) e os ex-prefeituráveis Paulo Bio (PV) e Chiquinho do Zaíra (PTdoB), ainda sem a definição sobre quem formaria a chapa. Já o Psol sinaliza chapa pura no pleito, com os professores José Silva na cabeça e Ana Maria Sapanos como vice.

2º TURNO

Caso o favoritismo de Oswaldo Dias e Vanessa Damo se confirme, a deputada tende a aglutinar mais aliados que o prefeito no segundo turno, tido como inevitável. Um nome certo na composição seria o de Atila Jacomussi, seu padrinho de casamento. Adversários históricos do PT, mas que não estão sintonizados com a peemedebista, Paulo Bio (que foi demovido do comando do PMDB no ano passado em manobra de Vanessa) e Chiquinho do Zaíra tendem e permanecer neutros, assim com o Psol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;