Economia Titulo Oportunidade
Atrium Shopping oferece qualificação voltada ao 1º emprego

Evento realizado entre hoje e amanhã conta
com palestras dedicadas à formação de jovens

Marina Teodoro
Especial para o Diário
30/03/2016 | 07:19
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em meio ao cenário de forte desemprego devido à crise econômica, o jovem que procura a primeira oportunidade profissional pode ficar ainda mais inseguro na hora de buscar trabalho. Por não ter experiência, a qualificação acaba sendo sempre destaque para quem tem esse perfil. Pensando nisso, a Rede de Gestores de Recursos Humanos, junto com o Atrium Shopping, em Santo André, vai realizar o 1º Encontro de Qualificação Profissional e Primeiro Emprego da região.

O evento começa hoje, das 10h às 17h, e vai até amanhã, durante o mesmo horário. Neste período serão ministrados cursos e palestras organizados por empresas especializadas em formação profissional, que fazem parceria com o encontro, a exemplo da Microlins de Ribeirão Pires, Microcamp de Santo André, Agência Escola, Cebrac de Mauá, Escola Piping e entidades como Ciee, Nube e Isbest, além da instituição de Ensino Superior Unopar.

Os temas variam entre dicas essenciais, como orientação vocacional, importância do inglês, até os focados em oportunidades como o mercado de games, automação industrial e robótica.

A ideia surgiu do resultado da 1ª Feira de Emprego, realizada pela mesma organização, em novembro do ano passado. “Das 50 mil pessoas que visitaram a feira, recebemos quase 40 mil currículos. Desses, percebemos que havia deficit de qualificação, por isso pensamos em segundo encontro voltado para esse tema”, conta um dos coordenadores da Rede de Gestores de Recursos Humanos, Marcelo Dantas.

Para o coordenador de marketing do Atrium Shopping, Eduardo Valderano, que cedeu o espaço para o encontro, além de dar mais visibilidade ao centro de compras, o evento retorna resultados positivos à população. “Em novembro foram 1.015 contratações. Espero que desta vez, além dos cursos e palestras, os jovens também saiam daqui com emprego garantido.”

Os interessados também poderão levar currículos para algumas agências que estarão presentes e são especializadas em oportunidades para estagiários e jovens aprendizes. “Essas vagas estão sempre em alta, mesmo em momentos de crise, por serem de mão de obra barata e estarem dentro das cotas das empresas”, afirma a gerente de divisão do Grande ABC e Baixada Santista da Robert Half, Isis Borge.

Para se destacar em meio aos diversos currículos que serão entregues, Isis aconselha que o candidato faça um documento limpo, com informações sobre as experiências anteriores, em papel branco com letra preta Arial ou Times. “Quem nunca trabalhou deve colocar atividades voluntárias, monitoria na faculdade, cursos de férias e até esportes, dependendo do perfil da empresa.”

Outro campo importante é o do objetivo. O ideal é fazer um currículo para cada vaga que for disputar, diz Isis, ou então escrever frase mais genérica, como “atuar na área de engenharia”. “O que não é legal é elencar diversas opções de áreas de atuação, que mostra falta de foco.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;