Palavra do Leitor Titulo Artigo
A importância do reúso da água
Do Diário do Grande ABC
28/03/2016 | 08:31
Compartilhar notícia


Artigo

A estiagem que atingiu todo o País e, em especial a região Sudeste, durante todo o ano de 2015, comprovou a necessidade de revermos alguns paradigmas relacionados ao uso da água. Um deles diz respeito à sua reutilização. Tal prática tem relevância para a gestão de recursos hídricos, porque, ao promover segunda utilização da água, libera a de qualidade superior para usos mais nobres. Explicando mais detalhadamente: supondo que uma indústria faça utilização de água potável para resfriamento de caldeira, na medida em que esta indústria usa água resultante do processo industrial – adequadamente tratada – para o resfriamento da caldeira, deixará de utilizar a água potável, que supostamente estará disponível para outros fins, aumentando a reserva para o abastecimento público.

O reúso de água também se justifica porque, além de mudanças climáticas, o cenário mundial revela a deterioração da qualidade da água dos mananciais, de modo proporcional à expansão demográfica. Além disso, os custos dos serviços de abastecimento público de água (tratamento e distribuição) fazem com que a sociedade exija alternativas tecnológicas que promovam a redução do consumo e a conservação dos recursos naturais. Na linha de economia de recursos naturais, o reúso é muito bem-visto, desde soluções domésticas de aproveitamento da água servida – usada na máquina de lavar roupas – até projetos de fertilização do solo com efluentes de estações de tratamento de esgoto.

E aqui se apresenta conceito muito importante da gestão de recursos hídricos, ou seja, a qualidade da água é função do uso que se vai fazer dela. Neste sentido, tornam-se fundamentais a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de tratamento de efluentes cada vez mais eficientes e baratas, bem como o desenvolvimento e aprimoramento das normas técnicas para disciplinar a prática do reúso de água. A legislação brasileira, em âmbito federal, traz a Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de reúso direto não potável de água. Esta norma apresenta as seguintes modalidades: reúso para fins urbanos, para fins agrícolas e florestais, para fins ambientais (recuperação de áreas degradadas), para fins industriais e na aquicultura. Em edificações residenciais, a água servida das máquinas de lavar roupa, chuveiros e lavatórios, que constitui a chamada água cinza, pode ser reaproveitada para a descarga em vasos sanitários, bem como para atividades como irrigação e limpeza de áreas externas. A água é preciosa demais para que dela se faça somente um uso. O seu reúso está se firmando como fonte extremamente viável.

Douglas Morais é doutor pela EPUSP e coordenador e professor universitário de graduação e de pós-graduação lato senso em Engenharia de Águas Urbanas pela UMC.<EM>

Palavra do leitor

Não se cale!
A Polícia Federal está fazendo trabalho maravilhoso, apesar de tantas contestações. É preciso sabermos que o juiz Sérgio Moro deve estar sofrendo centenas de ameaças e provocacões, pois o PT e Dilma Rousseff lutam para retirá-lo das investigações, para que tudo acabe em pizza e Lula volte a ser presidente. Assim, o PT se perpetuará no poder. Não existe nem nunca existiu momento tão certo para que se faça limpeza na política nacional. Pense bem, amigo, porque quem cala, consente.
Ivanir de Lima
São Bernardo

Guarda Civil
Após a greve da Guarda Civil Municipal de São Bernardo em 2007 e a eleição do prefeito Luiz Marinho acreditava-se que a GCM iria ter novo rumo com guardas comandando a corporação, mas depois destes nove anos vejo que o desapontamento da população com a Secretaria de Segurança Urbana é enorme, pois só vejo notícias péssimas e queixas dos guardas sobre abuso de autoridade, assédio moral, baixos salários, viaturas com até 16 anos de uso, excesso de cargos comissionados, sem contar que antes de 2007 existiam guardas nas Emebs e prontos-socorros e hoje nem nas ruas é possível vê-los. Até funcionário de escola do município foi executado em pleno horário de almoço. E alguns funcionários de outras secretarias reclamaram do trabalho da GCM e disseram que a única atitude da chefia foi mudar guardas de postos, como se mudar seis por meia dúzia adiantasse algo. Se for pra fazer um serviço medíocre deste, até meu neto de 10 anos faria melhor. Prefeito, caia na realidade, esta eleição já era, tome providências e mude o que for necessário. Profissional de segurança gabaritado tem vontade em qualquer lugar, antes que mais um inocente seja assassinado nas portas das escolas.
Gersino Lima Pinheiro
São Bernardo

Brasil tem jeito
Na revista Exame, o entrevistado Eduardo Giannetti da Fonseca, com notório saber, coloca a importância de o dinheiro público ir direto de onde é arrecadado, afinal as demandas sociais estão nos bairros, municípios. O poder dos políticos e a burocracia diminuiriam consideravelmente, contribuindo para o fim do embate político. Dinheiro de Brasília somente para os aliados. O Brasil tem jeito.
Ronaldo Duran
Santo André

Corrupção
É fato consumado que a Operação Lava Jato é muito respeitada e admirada pela população e o juiz Sérgio Moro foi considerado pela revista norte-americana Fortune o 13º maior líder mundial. Sempre é bom lembrar que corrupção sempre existiu na política brasileira, e a prova está na listagem de ‘doações’ feitas pela Odebrecht para centenas de políticos de diversos partidos. Segue a minha sugestão para a Polícia Federal: mudar o nome para Operação Limpa Fossa.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Democracia
Na Ponte Cidade Jardim, em São Paulo, funcionários a serviço da prefeitura estão colocando placas ‘Democracia Sim, Golpe Não’. Além de estar desobedecendo a uma lei que prezamos, a Lei da Cidade Limpa, está fazendo propaganda a favor do governo Dilma, que não prezamos, com nosso dinheiro. Isso sim é golpe, e deve estar sendo cometido em outros logradouros da cidade. É caso de chamar a Polícia Militar, pois não adianta denunciar para as subprefeituras, que estão todas mancomunadas com o prefeito petista. Chega da maneira PT de governar. Chega!
Mara Montezuma Assaf
Capital

Golpe
Todos os dias alguém fala em golpe, espírito republicano, legalidade, e outras ideias mais. Até em incendiar o País, ou coisa semelhante, já se falou. Para quê isso! Está na hora de parar e fixar o olhar para as possíveis melhorias: pensar em coisas edificantes e colocá-las em prática. Seria tão bom se todos cuidassem da ética e norteassem a conduta por ela; se todos caminhassem em frente, sem deixar de olhar para os lados, é claro, na busca constante do desenvolvimento que certamente irá beneficiar toda a população brasileira, se todos buscassem e trabalhassem pela paz social, democrática, sem qualquer cor política, se é que política tem cor, sem partidarismos extremados. Seria tão bom para todos fazer acontecer...
Pedro Luís de Campos Vergueiro
Capital

Educação
O estrondoso aumento na folha de pagamento do governo nestes 13 anos declaram que se deu na área da Educação. Mas estudos mostram que existe um funcionário burocrático para cada professor, e aí? Se pelo menos a Educação tivesse servindo para educar, mas com apenas 15% da população brasileira sendo realmente alfabetizada, chegamos à conclusão de que serve apenas como cabide de emprego. Vão faltar repartição, escola e pátio se todos forem convocados no mesmo dia. O socialismo é assim mesmo. Emprego para os cumpanheiros, até o dia em que o País quebra. Aí aparecem as distorções.
Beatriz Campos
Capital

Ruas
Só vai ser possível verificar o verdadeiro sentimento das ruas na próxima eleição, através da urna e do perfil dos políticos escolhidos pelos eleitores, se é que os partidos vão apresentar novidades. Mas cuidado. Existe tipo de personagem que pode influenciar a sociedade, como os radicais e fanáticos, colecionadores de briga, além dos bajuladores.
Valmir Alves Bezerra
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;