Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 10 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Internacional

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

No Peru, tribunal decide manter Keiko Fujimori na disputa pela presidência

Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


24/03/2016 | 11:16


A candidata Keiko Fujimori, que está à frente nas pesquisas eleitorais, poderá manter-se na disputa pela presidência do Peru, sentenciou nesta quinta-feira o tribunal eleitoral do país. O primeiro turno ocorrerá em 10 de abril, porém havia sido lançada uma contestação judicial contra a candidatura de Keiko por suposta transgressão da lei de doações do país.

O processo que pedia a exclusão de Keiko começou na última semana, porque durante um evento ocorrido em 14 de fevereiro, no qual ela esteve presente, foi dado de presente US$ 89 aos ganhadores de um concurso de hip hop e break dance. O valor supera os US$ 6 em doações previstos como o máximo permitido pela lei eleitoral, que prevê expulsão em caso de violações à norma.

A resolução do Jurado Eleitoral Especial, publicada na quinta-feira, afirmou que a filha do ex-presidente detido Alberto Fujimori "não incorreu na conduta proibida de oferecer nem entregar dinheiro ou presentes com a finalidade de obter votos".

Nas duas últimas semanas, ocorreram três marchas na capital contra a candidatura de Keiko. O pai dela cumpre 25 anos de prisão por responsabilidade no homicídio de 25 peruanos durante seu governo, entre 1990 e 2000, e também acumula outras quatro sentenças por corrupção.

Dezessete dias antes do primeiro turno da eleição presidencial, nenhum candidato chega aos 50% necessários para garantir a vitória sem uma nova votação. Caso isso se mantenha, haverá segundo turno em 5 de junho. O vencedor do processo assumirá o posto do atual presidente, Ollanta Humala, em 28 de julho. Fonte: Associated Press.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

No Peru, tribunal decide manter Keiko Fujimori na disputa pela presidência

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, acesse com:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;