Internacional Titulo
Presidente do Haiti pede que oposição pare com violência
Da AFP
12/02/2004 | 15:38
Compartilhar notícia


O presidente haitiano, Jean Bertrand Aristide, pediu nesta quarta-feira à oposição que "não utilize a violência e sim o dilálogo" para resolver a crise que já matou quase 50 pessoas no Haiti em seis dias.

Aristide também afirmou que não prevê a possibilidade de reduzir seu tempo na presidência, destacando que vai deixar o poder em "7 de fevereiro de 2006", exatamente quando termina o mandato.

O presidente haitiano disse que deseja que "a oposição detenha as ações terroristas, pois o diálogo é essencial". "Houve 32 golpes de Estado no Haiti em 200 anos de independência, mas agora devemos passar de uma eleição democrática para outra eleição democrática". "As eleições são indispensáveis a todo país democrático. A violência não salvará o Haiti".

Aristide citou fundamentalmente a situação em Gonaives, a principal cidade da região noroeste, que desde a quinta-feira passada está sob o controle dos rebelde da Frente de Resistência Revolucionária Artibonite (FRRA).

"Em Gonaives, temos um pequeno grupo de bandidos, de terroristas ligados à oposição", disse Aristide ao condenar "suas ações terroristas". A FRRA exige a renúncia do presidente haitiano.

Consultado sobre as medidas que o governo pretende tomar em Gonaives, Aristide disse "preferir ir lentamente porque a população sofre" naquela cidade.

Muitas cidades haitianas estão a beira da revolta armada e pelo menos cinco pessoas morreram nesta quarta-feira em Saint-Marc, ao norte da capital, aumentando para 47 o número de mortos nos últimos seis dias.

Posição americana - O secretário de Estado americano, Colin Powell, afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos não consideram uma "mudança de regime" no Haiti, mas admitiu que está decepcionado com o presidente Jean Bertrand Aristide.

"A política do governo não é uma mudança de regime. O presidente Aristide é o presidente eleito do Haiti", disse Powell ao comitê de assuntos externos do senado.

No entanto, Powell se declarou "decepcionado" com os esforços de Aristide para construir uma "democracia estável".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;