Nacional Titulo
Ativistas do Greenpeace são presos em manifestação no Pará
02/05/2004 | 20:10
Compartilhar notícia


Um protesto de 800 pessoas ligadas a entidades sociais e de defesa da Amazônia, em Santarém, no oeste do Pará, terminou em violência e prisões, no sábado à tarde, com ativistas do movimento ambientalista Greenpeace, fotógrafos e um cinegrafista do SBT agredidos a socos e pontapés por seguranças da multinacional norte-americana Cargil.

Cinco ativistas do Greenpeace acabaram presos por policiais militares e civis quando escalavam a ponte do terminal da empresa para abrir uma faixa com a mensagem “Cargil, porta da destruição”. Outros dois conseguiram subir no telhado, mas foram retirados pelos bombeiros antes de pintarem a palavra “fora”. Eles foram soltos na noite de sábado.

Os ambientalistas do Greenpeace participavam do seminário Levante Amazônia, onde era debatida a expansão da monocultura da soja na Amazônia e o modelo de ocupação que, acusam, não respeita o modo de vida dos povos da região.

Mais tarde, os ativistas do Greenpeace se juntaram a um grupo de dezenas de mulheres do Movimento Organizado de Mulheres do Baixo Amazonas, que protestava em frente ao portão principal da empresa com martelinhos de madeira para simbolizar a demolição da unidade da Cargill.

Os manifestantes se concentraram na porta, passando a gritar palavras de ordem contra a presença da empresa, no Pará. Os seguranças da multinacional teriam iniciado as agressões ao perceber que estavam sendo filmados e fotografados.

De acordo com um dos líderes do Greenpeace na Amazônia, Nilo DÁvila, o protesto era pacífico.

Entre 2001 e 2003, mais de cinco milhões de hectares de floresta foram destruídos na região, o equivalente a nove campos de futebol desmatados por minuto. Além disso, o terminal da Cargill, teria sido construído irregularmente sem a realização de estudos de impacto ambiental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;