Economia Titulo
Descoberta reserva de 11 bilhões de toneladas
02/09/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


O governo do Mato Grosso anunciou ontem a descoberta de província mineral no País. As reservas de minério de ferro de Mirassol D'Oeste, com 11,5 bilhões de toneladas, correspondem a mais de um terço do total de 30 bilhões de toneladas do País estimado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) com base em estatísticas do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Com as novas reservas, o total projetado salta para 41,5 bilhões de toneladas.

"A descoberta é muito importante em relação ao volume de minério de ferro e porque demonstra que estamos conseguindo superar o problema de falta de levantamento geológico no Brasil", afirmou o presidente do Ibram, Paulo Camillo Penna. Segundo ele, o levantamento geológico existente corresponde a menos de um terço do território brasileiro.

A exploração dos depósitos foi requerida pela GME4, empresa que atua na prospecção e no desenvolvimento de depósitos minerais, para venda ou formação de joint ventures no mercado nacional e global. Segundo fontes da Secretaria de Indústria, Comércio e Minas e Energia do Mato Grosso, a companhia tem autorização para pesquisas numa área que totaliza um milhão de hectares no Estado. Há alguns anos, os diretores da empresa estiveram na secretaria e disseram que tinham a intenção de atrair investidores para explorar as jazidas que fossem encontradas.

"A GME4 busca identificar reservas e vendê-las depois da identificação. É da natureza da empresa descobrir onde o minério está", disse o presidente do Ibram, ressaltando que esse tipo de atividade exige investimento "intensivo de grande risco". A GME4 tem como sócios Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, e o geólogo João Carlos Cavalcanti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;