Diarinho Titulo Carros e motos
Quem gosta de acelerar

Fãs de velocidade buscam diversão em corridas de verdade ou em atrações no mundo virtual

Luís Felipe Soares
20/03/2016 | 07:10
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Alcançar velocidades que vão além do que o ser humano é capaz de correr pode ser divertido. Esses fãs de carros e motos de diferentes tipos tentam ultrapassar barreiras, seja em pistas de corridas ou por meio de simuladores. 

Os andreenses Heitor de Souza Maximiano, 12 anos, e Guilherme Cellini, 13, não perdem a oportunidade de entrar em um kart (veículo mais simples do que um carro comum e criado nos 1950, nos Estados Unidos, como um hobby). Mais experiente nas pistas do que o amigo, Guilherme comenta sobre a sensação do esporte. “Dá uma adrenalina quando você está dentro do carro. O coração bate bem forte mesmo porque é muito real”, diz. “Às vezes me sinto como os caras de Velozes e Furiosos (filme) e dá para me imaginar como o (Felipe) Massa ou o (Sebastian) Vettel (dois pilotos da Fórmula 1).”

A briga pode ficar ainda mais interessante quando você divide a experiência. Segundo Heitor, “correr com os amigos é mais legal. Ficar por último é um pouco zuado, mas faz parte da brincadeira”. Ele também comentou sobre algumas dificuldades na pista. “As disputas pelas posições são bem legais. Isso te obriga a acelerar muito.”

Para se ter uma ideia, um carro de kart de lazer é capaz de atingir 50 km/h. Vários pneus são espalhados em volta da pista para proteção e equipamentos de segurança, como macacão, luvas e capacete, são obrigatórios.

Para quem imagina que o kart é um esporte masculino, Gabrieli Lima Nunes, 15 anos, de Santo André, responde: “Não tem nada a ver e vai de cada pessoa. É bobeira”. Ela sentia medo de sofrer algum acidente, mas aprendeu que tudo é muito seguro. “Acho que nem acelero tanto assim.”

O trio aproveitou as fotos feitas pelo Diarinho para se juntar em uma disputa no complexo Kart Premium ABC (Avenida dos Estados, 8.000. Tel.: 4977-9070), em Santo André, que costuma reunir dezenas de crianças aos fins de semana para festas temáticas. 

GAMES

A diversão também vem no universo dos games. Raul Ferrato de Melo, 6 anos, de Ribeirão Pires, passa parte do tempo ligado em jogos de corrida, principalmente em títulos para o Wii. “Gosto muito de Mario Kart e Sonic & Sega All-Stars Racing. Pego sempre os powerups para ter ajuda nas corridas”, explica. O menino sempre usa seus personagens favoritos, como Mario e Sonic.

Games ligados a populares franquias, casos de Need For Speed e Ride, colocam os jogadores em meio a disputas que simulam corridas de verdade. Para amantes da velocidade, qualquer opção é válida.

Campeonatos mundiais agitam os fãs

Os motores de algumas das mais velozes máquinas do mundo competitivo estão prontos para mostrar seus potenciais. Fãs de carros e motos ficam de olho no início das temporadas dos principais campeonatos do planeta, que começaram neste fim de semana.

Na madrugada de ontem para hoje, a Fórmula 1 abriu a agenda com o Grande Prêmio da Austrália, a primeira de 21 corridas por vários países – a etapa brasileira ocorre em São Paulo no dia 13 de novembro. O britânico Lewis Hamilton, 31 anos, da equipe Mercedes, é o atual campeão e busca o quarto título da carreira. Felipe Massa (da Williams) e Felipe Nasr (da Sauber) representam o País neste ano.

Hoje pela manhã, quem acelera na pista são as duas rodas dos pilotos da MotoGP. Os principais nomes da modalidade participam do GP do Catar (no Oriente Médio), a única corrida realizada à noite de todo o circuito. Grande parte das atenções está voltada para Jorge Lorenzo, 28 anos, número 1 no ano passado pela Movistar Yamaha. Nesta temporada, o espanhol também sonha em levar o quarto campeonato. 

Outras modalidades populares no Brasil são a Stock Car e a Fórmula Truck, esta última formada por caminhões modificados e preparados para uma corrida profissional (não possuem aquela caçamba na parte de trás, por exemplo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;