Internacional Titulo
Traslado de irmã Lúcia deve reunir milhares de peregrinos em Fátima
Da AFP
19/02/2006 | 15:02
Compartilhar notícia


Milhares de peregrinos eram esperados neste domingo no santuário de Fátima (centro de Portugal), para onde será transferido o corpo da irmã Lúcia de Jesus dos Santos, última dos três pastores que presenciaram aparições da Virgem em 1917 e que morreu há um ano em Coimbra.

Segundo cálculos, espera-se que cerca de 250 mil fiéis compareçam à cerimônia.

A irmã Lúcia morreu aos 97 anos no dia 13 de fevereiro de 2005 e foi sepultada no convento carmelita na cidade de Coimbra (centro), onde viveu como uma monja católica desde 1948.

Os restos de irmã Lúcia seguirão à tarde para Fátima, um santuário construído onde se acredita que ocorreram as aparições e que está situado a cerca de 70 km a sudoeste de Coimbra, como foi sua vontade.

Seus restos ficarão depositados ao lado de seus dois primos, Jacinta e Francisco, as outras duas crianças pastoras para quem a Virgem Maria teria aparecido.

Jacinta e Francisco morreram acometidos por doenças respiratórias nos três anos seguintes às aparições que transformaram Fátima (110 km ao norte de Lisboa) em um dos lugares religiosos mais visitados do mundo católico.

As crianças disseram ter visto a Virgem no dia 13 de maio e as aparições continuaram durante cinco meses até que nunca mais voltassem a ocorrer.

Lúcia foi a única das três crianças que disse ter ouvido com clareza o que disse a virgem, incluindo várias profecias sobre acontecimentos importantes do século XX.

Segundo as interpretações eclesiásticas previu o fim da Primeira Guerra Mundial e o começo da Segunda, assim como a ascensão e queda do comunismo. O terceiro "segredo" de Fátima, que não foi revelado até 2000, se referiria ao atentado contra o Papa João Paulo II, em 1981.

Jacinta e Francisco foram beatificados, o que é considerado um passo inicial para a canonização, pelo Papa João Paulo II, em maio de 2000, em uma cerimônia que foi acompanhada por mais de 600 mil pessoas. Espera-se que a irmã Lúcia também seja beatificada.

O ponto principal das cerimônias será uma missa ao ar livre. "Um momento muito emocionante", disse à imprensa o bispo de Coimbra, Albino Cleto.

João Paulo II visitou Fátima três vezes e se encontrou em cada ocasião com a irmã Lúcia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;