Nacional Titulo
Cumbica tem atrasos em mais da metade dos vôos
07/07/2008 | 08:04
Compartilhar notícia
AE


A suspensão dos pousos por quase cinco horas na manhã desta segunda-feira por conta de neblina prejudicou as operações do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Da zero às 13h, de 92 vôos, 54 partiram com atrasos superiores a 30 minutos, o equivalente a 58,7%, e nove vôos foram cancelados (9,8%). Somente no intervalo do meio-dia às 13h, 28 estavam fora do horário previsto para decolar. Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), apesar dos altos números, o movimento de passageiros no terminal no início desta tarde estava dentro da média para o período.

Com a visibilidade abaixo dos 300 metros, nenhum avião pôde aterrissar no aeroporto entre 3h33 e 8h11. Até as 10h10, as operações ocorreram com o auxílio de instrumentos. "Devido às características do terreno (região de vale), ali é bem propício para a formação de nevoeiro, ainda mais nessa época do ano", explicou a meteorologista Ester Regina Célio, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo a ela, as baixas temperaturas e a falta de vento são outros fatores que contribuem para a constituição da neblina.

Por conta da suspensão dos pousos, tiveram de ser alternados 15 vôos para o Aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, 11 para Viracopos e um para Ribeirão Preto, no interior paulista, e dois para Confins, em Minas Gerais.

 O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, operou sem restrições durante toda a manhã. Dos 105 vôos programados, apenas três atrasaram (2,9%) e cinco foram suspensos (4,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;